Lira suspende sessões de CPIs e comissões para focar em pautas prioritárias

O tempo para debater as pautas está apertado por conta do recesso parlamentar que inicia no dia 18

O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), anunciou, nesta segunda-feira (03), a suspensão das sessões das Comissões Parlamentares de Inquérito (CPIs), comissões e sessões solenes. A medida visa concentrar os esforços na votação das três pautas prioritárias definidas em reunião de líderes realizada no dia anterior (2): a reforma tributária, o Projeto de Lei que trata do voto de qualidade do Conselho Administrativo de Recursos Fiscais (Carf) e o arcabouço fiscal.

Foto: Reprodução/redes sociais
Arthur Lira

Enquanto isso, o Senado Federal manterá suas atividades, mas as sessões da Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI), programadas para esta semana, foram adiadas devido à agenda de votações na Câmara. Em comunicado, a presidência do colegiado informou que as oitivas previstas para a semana serão realizadas na próxima semana, nos dias 11 e 13 de julho, respectivamente.

Arthur Lira explicou em sua conta no Twitter que não haverá reuniões de comissões, CPIs ou sessões solenes, e que as bancadas e frentes parlamentares se dedicarão ao debate das três pautas prioritárias. O presidente destacou a importância de aprovar uma nova legislação tributária que o Brasil merece e ressaltou o compromisso em dar celeridade na votação dessas matérias fundamentais para o desenvolvimento econômico e social do país.

No entanto, a decisão de suspender as sessões ocorre após Lira ter liberado os deputados, na semana passada, para participarem das festas de São João em seus redutos eleitorais. O próprio presidente da Câmara, assim como outras autoridades, viajou a Lisboa para participar de um fórum organizado pelo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Gilmar Mendes. Com o tempo apertado, a aprovação das matérias prioritárias antes do recesso parlamentar, previsto para o dia 18 de julho, se torna um desafio.

Leia também