Ministro Luís Roberto Barroso se justifica sobre falas polêmicas na UNE

Barroso afirmou que estava se referindo a uma minoria "golpista e extremista"

O ministro Luís Roberto Barroso, do Supremo Tribunal Federal (STF), se justificou publicamente após suas declarações durante um evento da União Nacional dos Estudantes (UNE) causarem polêmica. Barroso afirmou que suas palavras foram mal interpretadas e que não teve a intenção de atacar os eleitores de Bolsonaro. Ministro afirmou que “nós derrotamos o Bolsonarismo”.

Foto: ministro
Ministro Luís Roberto Barroso

Em sua explicação, Barroso esclareceu que ao mencionar a derrota do "bolsonarismo" estava se referindo a uma minoria "golpista e extremista" que se manifestou em janeiro deste ano. Segundo o ministro, suas declarações não foram direcionadas aos 58 milhões de eleitores do ex-presidente, nem à visão de mundo conservadora e democrática.

A fala de Barroso gerou mal-estar tanto no Congresso Nacional quanto no próprio STF. Parlamentares que apoiam Bolsonaro classificaram as declarações como inadequadas e mobilizaram esforços para pedir o impeachment do ministro. O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, também considerou a fala de Barroso infeliz e inapropriada.

Leia também