Silvio lidera na sondagem estimulada, mas empata com Fabio Novo na espontânea

Essa é a primeira pesquisa realizada pelo instituto Data AZ após as convenções partidárias
Silvio Mendes (União Brasil) (Foto: Arquivo/Reprodução)
Fábio Novo (PT) (Foto: Arquivo/Reprodução)
Dr. Pessoa (Republicanos) (Foto: Arquivo/Reprodução)
João Vicente Claudino (Foto: Moreira Mariz/ Agência Senado)
Lourdes Melo (PCO) (Foto: Lourdes Melo (PCO))
Tonny Kerley (Novo) (Foto: Arquivo/Reprodução)

 

O candidato do União Brasil a prefeito de Teresina, Silvio Mendes, lidera a corrida pelo cargo na primeira pesquisa do Instituto Data AZ após as convenções partidárias. Na sondagem estimulada ele aparece com 43,13% das intenções de votos, 5,13% acima do deputado estadual Fábio Novo, do PT, que tem 37%. 
 

Foto: Instituto Data AZ
Na Estimulada, no total geral Silvio Mendes mantém-se na liderança com diferença de 5% sobre Fábio Novo

Na pesquisa espontânea, os dois estão tecnicamente empatados. Silvio tem 33,88% ante 31,38% de Novo.
Como a margem de erro dessa pesquisa é de 3,5% para mais ou para menos, na pesquisa espontânea a diferença de 2,5% entre os dois candidatos que polarizam a disputa indica um empate técnico.

Foto: Instituto Data AZ
Pesquisa espontânea mantém os candidatos colados

A pesquisa estimulada indica ainda que poderá haver um segundo turno, pois nem Sílvio Mendes nem Fabio Novo somam os necessários 50% mais um dos votos válidos para fechar a eleição na primeira rodada.

Se considerados os votos dos candidatos Dr. Pessoa (4,38%), Professor Tonny (1%), Lourdes Melo (0,75%), Telsírio Alencar (0,50%), Francinaldo Leão (0,25%), Geraldo Carvalho (0,25%) e Santiago Belisário (0,13%), chega-se a 7,26%. Somados ao candidato Fabio Novo, que vem em segundo lugar na disputa, chega-se a 44,26% mais que os 42,13% das intenções de votos de Silvio Mendes.

Na sondagem estimulada os indecisos somam 9,13%, ou seja, mais que o total de intenções de voto dos candidatos até aqui não competitivos, e os eleitores que declaram voto nulo, branco ou nenhum candidato, 4,5%.
 
SONDAGEM ESPONTÂNEA
 
O acirramento da disputa evidenciada por uma possibilidade de segundo turno demonstrada na atual pesquisa se faz ver ainda mais na sondagem estimulada, aquela em que eleitor diz o nome do candidato sem que lhe sejam apresentados os concorrentes.

Sílvio Mendes aparece com 33,88% das intenções de voto ante 31,38% de Fabio Novo – uma diferença de 2,5%, pouco maior que o percentual obtido pelo prefeito Dr. Pessoa, terceiro colocado, com 2,25%.
O candidato professor Tonny aparece com 0,25%, seguido de Lourdes Melo com 0,13%. Embora não sejam candidatos, o governador Rafael Fonteles (PT) e o vice de Silvio Mendes, Jeová Alencar (Republicanos) são citados com 0,13%.

Na sondagem espontânea o percentual de indecisos ´é três vezes maior que na pesquisa estimulada: 27,38%, enquanto os que declaram votar branco ou nulo ou não escolhem nenhum candidato chegam a 4,50%.
 
REJEIÇÃO

O prefeito Dr. Pessoa segue como o mais rejeitado entre os candidatos à prefeitura de Teresina: 58,50% dos eleitores dizem que não votariam nele de jeito nenhum. Na pesquisa anterior, em julho, a rejeição ao prefeito era de 68,38%.
Fabio Novo apresentou rejeição de 15,88% em agosto, o que aponta para aumento desse dado negativo na comparação com julho, quando sua rejeição bateu 8,38%.

Foto: Instituto Data AZ
Dr Pessoa segue o mais rejeitado entre os candidatos. Seguido de Fábio Novo

Silvio Mendes teve em agosto rejeição de 6,38%, também com crescimento ante a pesquisa anterior, quando era rejeitado por 4,23%, dos eleitores.
rejeição de 4,23%, contra 4% em junho.
Lourdes Melo teve rejeição de 5,13% e Professor Tonny, 1,5%.
Os candidatos Telsírio Alencar, Francinaldo Leão, Geraldo Carvalho e Santiago Belisário tiveram rejeição abaixo de um ponto percentual – o que indica menos um fator positivo e mais o desconhecimento de suas candidaturas pelos eleitores.
 
CERTEZA DO VOTO

Além de acirrada, a disputa pela prefeitura de Teresina pode mexer com os nervos de quem está evolvido, direta ou indiretamente. Isso porque a pesquisa Data AZ apurou que os votos que podem ser amealhados pelos candidatos podem ser menos de um terço dos votantes.

Foto: Instituto Data AZ
O eleitor mesmo não votando confirma eventual vitória de Silvio Mendes

Segundo a pesquisa sobre decisão quanto ao voto, quase dois terços dos eleitores (66,25%) dos eleitores disseram não estar mais dispostos a mudar sua escolha.
Os que consideram a mudança somam 21,25% e os que se declaram indecisos quanto a mudar ou não, 12,50%.

Foto: Instituto Data AZ
Em eventual segundo turno Silvio Mendes vence Fábio Novo

Num cenário de decisão do eleitor, mais incerteza quanto aos resultados, 43% dos eleitores dizem que o vencedor da eleição será Silvio Mendes, ante 40,88% que acreditam na vitória de Fabio Novo.
 
PESQUISAS ESTIMULADAS DATA AZ

Foto: Reprodução
Pesquisas estimuladas


Fonte: Pesquisas Data AZ.

FICHA TÉCNICA DA PESQUISA

Universo da Pesquisa: 
Bairros e localidades das zonas urbana e rural do município de Teresina.
Tamanho da amostra: 800 entrevistas individuais e domiciliares, sendo 752 na zona urbana e 48 na zona rural.
Margem de erro: 3,5% (para mais ou menos), com nível de confiança de 95%, nível de significância de 5%.
Responsabilidade técnica: o Instituto de Pesquisa Data AZ.
Número de registro: PI-06639/2024
Período de realização da pesquisa:  15 e 16 de agosto de 2024.

Leia também