O presidente da Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi), deputado estadual Franzé Silva, exonerou todos os servidores comissionados da Casa, conforme ato da Mesa Diretora publicado nesta terça-feira (08) no Diário Oficial do Legislativo. A medida abrange cargos de direção, assessoramento superior, assessoramento parlamentar e funções gratificadas do Poder Legislativo, com efeitos retroativos a partir de 1º de outubro.
O ato nº 1075/2024 foi assinado pelo presidente Franzé Silva, pelo primeiro secretário da Alepi, deputado Marden Menezes, e pelo terceiro secretário, deputado Dr. Thales Coelho. O documento, entretanto, não especifica o motivo da exoneração. Em setembro de 2023, o presidente também determinou a saída de servidores que atuavam junto à mesa diretora e aos gabinetes da Casa.
Além das exonerações, a Assembleia Legislativa do Piauí deverá passar por novas mudanças em sua composição, já que dois deputados estaduais eleitos para cargos no Executivo municipal terão que renunciar aos seus mandatos. Jeová Alencar (Republicanos), vice-prefeito eleito de Teresina, e Pablo Santos (MDB), prefeito eleito de Picos, deverão se afastar de suas funções parlamentares. O governador Rafael Fonteles também deverá avaliar a ocupação dos espaços no governo após essas alterações.