O Partido dos Trabalhadores (PT) finalizou o segundo turno das eleições municipais de 2024 com a conquista de mais quatro prefeituras: Camaçari (BA), Fortaleza (CE), Mauá (SP) e Pelotas (RS). Com esses resultados, o partido inicia 2025 com 252 prefeituras, um aumento em relação às 183 obtidas em 2020. Apesar de mostrar recuperação, o desempenho segue distante do auge, registrado em 2012, quando o partido chegou a administração de 643 cidades.
Fortaleza foi a única capital conquistada pelo PT este ano, após uma vitória apertada de Evandro Leitão (PT) sobre André Fernandes (PL), candidato alinhado à direita.
As derrotas
O partido disputou o segundo turno em 13 municípios, incluindo quatro capitais. Contudo, saiu derrotado em Cuiabá (MT), Natal (RN) e Porto Alegre (RS), além de ter enfrentado dificuldades em capitais como Teresina (PI) e Goiânia (GO), onde não avançou ao segundo turno.
Em Teresina, Fabio Novo (PT) obteve 43,26% dos votos, enquanto em Goiânia, Adriana Accorsi (PT) terminou em terceiro com 24,44%.
Em grandes municípios mineiros, o PT registrou duas reeleições no primeiro turno: Marília Campos em Contagem, com 60% dos votos, e Margarida Salomão em Juiz de Fora, com 54%. Apesar de ampliar seu domínio em alguns centros urbanos, o desempenho do partido em 2024 ainda reflete uma recuperação gradual e está distante dos números conquistados no início da década passada.