Câmara de Teresina instala Comissão de Ética para investigar Tatiana Medeiros

A comissão vai apurar conduta da vereadora presa na Operação Escudo Eleitoral

A Câmara Municipal de Teresina aprovou nesta terça-feira (8) o requerimento que determina a instalação da Comissão de Ética e Decoro Parlamentar para apurar a conduta da vereadora Tatiana Medeiros (Progressistas). A iniciativa partiu do vereador Pedro Alcântara (Progressistas), após a prisão da parlamentar na última quinta-feira (3), no âmbito da Operação Escudo Eleitoral, da Polícia Federal.
 

Foto: Reprodução/Instagram
Presa pela PF, Tatiana Medeiros é afastada do cargo de vereadora

A comissão será composta por cinco vereadores:

Samantha Cavalca (Progressistas)

Pedro Alcântara (Progressistas)

João Pereira (PT)

Fernando Lima (PDT)

James Guerra (Avante)

Ainda não foi definido quem ocupará os cargos de presidente e relator da comissão, que terá a responsabilidade de analisar os fatos, garantir o direito à ampla defesa e decidir sobre possíveis sanções, inclusive uma eventual perda de mandato.

Tatiana Medeiros foi presa por ordem judicial na segunda fase da Operação Escudo Eleitoral, que investiga o suposto uso de dinheiro ilícito para financiamento de campanhas eleitorais no pleito de 2024, além de indícios de ligação entre membros do Legislativo e facções criminosas atuantes na capital piauiense.

Durante a primeira fase da operação, a Polícia Federal realizou buscas no Instituto Vamos Juntos, fundado e coordenado pela vereadora. Na sede da instituição, foram encontrados R$ 100 mil em espécie. Na fase seguinte, os agentes cumpriram mandado de busca e apreensão na residência de Tatiana Medeiros, além de um mandado de prisão preventiva contra ela.

Atualmente, a parlamentar está detida em uma Sala de Estado Maior no Quartel do Comando Geral da Polícia Militar do Piauí, em Teresina. A defesa da vereadora informou que já estuda as medidas judiciais cabíveis para reverter a prisão e buscar sua liberdade.

A Comissão de Ética dará início às atividades nos próximos dias e terá papel fundamental na avaliação do caso no âmbito legislativo, podendo culminar em punições disciplinares conforme o Regimento Interno da Câmara.

Buscar

Refletir

O ChatGPT pode cometer erros. Considere verificar informações impo

Leia também