Bolsonaro passa por nova cirurgia em Brasília devido a complicações intestinais

Ex-presidente é submetido a laparotomia para tratar aderências intestinais

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) passou por uma cirurgia na manhã deste domingo (13) no Hospital DF Star, em Brasília, para tratar uma obstrução intestinal. O procedimento, uma laparotomia exploradora, visa liberar aderências intestinais e reconstruir a parede abdominal, sequelas do atentado a faca sofrido em 2018.

Foto: Reprodução | Divulgação | Sympla
Ex-presidente passa por nova cirurgia devido a complicações após atentado em 2018

Bolsonaro foi internado na sexta-feira (11) após sentir-se mal durante uma agenda política em Santa Cruz, no Rio Grande do Norte. Inicialmente atendido em um hospital local, foi transferido para Natal e, posteriormente, para Brasília, onde a equipe médica optou pela intervenção cirúrgica após exames indicarem persistência da suboclusão intestinal.

Segundo boletim médico do Hospital DF Star, a cirurgia foi necessária devido à formação de aderências intestinais, que dificultavam a passagem de gases e fezes. A ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro informou, por meio das redes sociais, que o procedimento seria extenso, dada a complexidade do quadro clínico do ex-presidente.

Esta é a sexta cirurgia de Bolsonaro relacionada ao atentado de 2018, que resultou em múltiplas complicações gastrointestinais ao longo dos anos. Apesar de estar inelegível até 2030, o ex-presidente mantém atividades políticas e havia planejado uma série de eventos no Nordeste antes da internação.

A equipe médica ainda não divulgou previsão de alta, mas informou que o estado de saúde de Bolsonaro é estável. O ex-presidente permanece sob observação no hospital da capital federal.

Leia também