O senador Ciro Nogueira (Progressistas-PI), presidente nacional do partido, revelou em entrevista à Revista Veja que seu principal objetivo político para 2026 é a reeleição ao Senado Federal. Em tom cauteloso, no entanto, o parlamentar não descartou a possibilidade de disputar um cargo majoritário nacional, como a vice-presidência da República, a depender do cenário político.
“Agora tenho que trabalhar para viabilizar a federação. É um foco importante, mas preciso buscar a reeleição para o Senado, e as pesquisas mostram que estamos indo bem. O meu pai me ensinou que não adianta ter uma árvore muito frondosa, uma copa muito bonita, se não estiver bem fixada. E a minha raiz é o Piauí”, declarou o senador, que ocupa o cargo desde 2011.
Embora mantenha como prioridade a permanência no Congresso, Ciro admitiu que pode assumir voos mais altos caso seu nome se fortaleça em âmbito nacional. “Candidatura ao Senado e ao governo do Piauí só depende de mim, mas a presidente ou vice-presidente vai depender do contexto. É algo que o meu estado nunca teve, mas o mais importante é ganhar a eleição”, afirmou.
Federação com o União Brasil
Nos bastidores, Ciro Nogueira também se movimenta para consolidar a federação entre Progressistas e União Brasil, que pode se tornar uma das maiores forças do campo conservador no país. A união, prevista para ser oficializada antes do calendário eleitoral de 2026, tem como objetivo formar uma base sólida de centro-direita com capilaridade nacional.
A possível federação é vista como um dos caminhos para influenciar diretamente a composição de uma chapa presidencial competitiva, especialmente diante da fragmentação atual da direita e da busca por nomes de consenso que possam unificar o eleitorado conservador.