Covid-19: Piauí está entre os 12 estados com alerta para aumento de casos

A FioCruz informou nesta sexta, que a tendência é de aumento dos casos no estado

O Boletim InfoGripe da Fundação Oswaldo Cruz, divulgado ontem (18), aponta que houve aumento nos casos de covid-19 no Piauí. O documento revela que 12 estados estão com um índice de alerta para a doença. 

Foto: Freepik

Os dados reforçam que essa elevação já representa quase metade dos casos de síndromes gripais dos últimos 30 dias, conforme os números levantados pela Sivep-gripe. Um percentual de 47% dos resultados positivos para vírus respiratórios. 

Observando as unidades federativas, a Fundação sinaliza para um aumento moderado de casos de síndrome respiratória aguda grave (SRAG), na tendência de longo prazo, presente em 12 estados: Alagoas, Amazonas, Ceará, Goiás, Pará, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte, Rio de Janeiro, Santa Catarina e São Paulo.

O Piauí aparece listado como um dos estados sob alerta de crescimento do vírus, em curto prazo o estado apresenta estabilidade nos casos, mas, a longo prazo a tendência é de crescimento do vírus.

Foto: Fundação Oswaldo Cruz
Mapa com tendência de crescimento dos casos de covid-19 por estado

Os dados indicam crescimento dos casos positivos para Sars-CoV-2 (covid-19), especialmente na população adulta. Nas últimas quatro semanas epidemiológicas, a prevalência entre os registros com resultado positivo para vírus respiratórios foi de 10,3% para influenza A; 0,3% para influenza B; 24,2% para vírus sincicial respiratório (VSR); e 47% Sars-CoV-2. Entre os óbitos, a presença dos mesmos vírus entre os positivos foi de 4,1% para influenza A; 0,0% para influenza B; 1,4% para VSR; e 83,6% Sars-CoV-2.

A capital, Teresina, também foi citada no informativo como uma das capitais que vêm registrando aumento dos casos, o boletim mostra um aumento de 288% dos casos de covid-19 na capital e, diferente da média estadual, onde os casos estão concentrados na população adulta, na capital os casos estão concentrados, principalmente, em crianças.

“Na maioria dessas capitais que apresentam algum sinal de consistência no crescimento, tal se concentra predominantemente em crianças. As exceções são João Pessoa, Manaus, Recife, Rio de Janeiro e São Paulo, que apresentam sinal de crescimento nas faixas etárias acima de 60 anos”, diz o informativo

A Fundação Municipal de Saúde em Teresina, já tomou medidas para conter o aumento que as estatísticas mostram, esta semana, o órgão anunciou o aumento de postos de vacinação contra covid-19, além do início de agendamento para a vacinação infantil.

Gilberto Albuquerque, presidente da FMS, alerta a população para que tomem todas as doses da vacina contra a covid-19.

"Devemos continuar vacinando as pessoas que ainda não têm o esquema vacinal completo. Apesar de já termos mais de 98% da população adulta vacinada com primeira e segunda dose, ainda vemos muitas pessoas que não retornaram para receber a terceira e quarta dose”, diz o gestor.

Leia também