A governadora Regina Sousa assinou, nesta segunda-feira (28), o decreto que torna novamente obrigatório o uso de máscaras em locais fechados, sejam estes privados ou públicos. A decisão vem depois de registros de alta das taxas de contaminação de covid-19 no estado.
O decreto destaca o Boletim n° 26 do Comitê Científico do Nordeste como uma das bases para a nova medida.
“Considerando o alerta que a Pandemia não terminou, recomenda renovação de medidas restritivas contra a Covid-19 e campanhas para vacinação. O R(t) (risco de transmissão) cresceu em todos os estados alcançando valores não observados durante toda a Pandemia e a hipótese de uma nova onda pandêmica da Covid-19 não pode ser descartada” diz trecho do decreto assinado hoje.
O uso de máscaras segue facultativo em ambientes abertos ou semiabertos, sejam eles públicos ou privados, e também mantém as normas de obrigatoriedade em unidades de atendimento à saúde, transporte coletivo e de atendimento ambulatorial.
O decreto já entra em vigor hoje e as autoridades esperam que a medida tenha impacto nas estatísticas de contaminação das próximas semanas.
Confira o decreto na íntegra aqui.