Covid-19: Teresina atinge faixa amarela de transmissão

O número de casos subiu de 943 para 1.637 casos entre a 47ª SE e a 48ª SE

O Painel Situacional da 48° Semana Epidemiológica (SE) apontou aumento de casos confirmados de Covid-19 em Teresina, no período de 24 de novembro a 03 de dezembro. O percentual de aumento foi de 74% e levou a capital a sair da faixa verde (baixo risco) e atingir a faixa amarela (médio risco).

Foto: Freepik
A FMS alerta para a necessidade de medidas preventivas

 
A demanda por testes RT-PCR aumentou em 33% e o nível de positividade dos testes aumentou 44%. As hospitalizações por síndrome respiratória aguda grave (SRAG) tiveram aumento de 65% (subiu de 17 para 28 internações) e o R0 está em 1,0.

Foto: Reprodução
Dados comparativos entre a 47ª SE e a 48ª SE

O presidente da FMS, Gilberto Albuquerque, explica que esses índices de aumento já eram esperados. 

“São dados que estão no mesmo nível nacional com o crescimento de notificação de casos positivos. Já adequamos a rede hospitalar com o Hospital Mariano Castelo Branco, na Santa Maria da Codipi, para os casos de internação e abertura de leitos específicos para pacientes do trauma com Covid e as UBS estão realizando os testes. Também já retornamos com dois drive thru nos terminais de integração do Buenos Aires e Parque Piauí e continua o atendimento com vacina no Teresina Shopping e nas UBS”, afirma.

A FMS alerta para a necessidade de medidas preventivas como o uso de máscara, lavagem e higienização das mãos com álcool e evitar aglomerações, principalmente para as pessoas com comorbidades.

Leia também