Anvisa aprova vacina japonesa contra a dengue

No ano passado, o Brasil registrou mais de mil mortes por complicações da doença

A  Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou, nesta sexta-feira (3), o registro da vacina Qdenga, produzido pela japonesa Takeda Pharma, contra a dengue. O imunizante pode ser aplicado em quem ainda não teve a doença.

Foto: Divulgação/Fiocruz
Mais de mil mortes foram registradas no país só em 2022

A Qdenga é indicada para quem tem entre 4 e 60 anos. Ou seja, crianças menores, adolescentes, adultos e idosos. A aplicação é em duas doses com um intervalo de três meses entre as aplicações. Ela já tinha sido avaliada e aprovada pela agência sanitária europeia.

Segundo a Anvisa, a nova vacina é composta por quatro diferentes sorotipos do vírus causador da doença, o que representa uma eficácia maior contra a dengue de mais de 80%, em até 12 meses depois da aplicação.

O imunizante Dengvaxia, da francesa Sanofi, que já foi aprovado no país, só pode ser aplicado em quem tenha sido exposto à doença e com idade entre 9 a 45 anos.

A concessão do registro pela Anvisa porque permite a comercialização do produto no país desde que mantidas as condições aprovadas.

Não há, contudo, previsão de quando ela vai chegar ao mercado e nem sobre a sua disponibilização no Sistema Único de Saúde.

No ano passado, o Brasil registrou mais de mil mortes por complicações da doença.

Leia também