A Fundação Municipal de Saúde de Teresina (FMS) anunciou a ampliação do público-alvo para receber a vacina bivalente contra a Covid-19, que protege também contra a variante ômicron. A partir de segunda-feira (13), a vacinação será estendida aos idosos com 70 anos ou mais e às pessoas imunocomprometidas a partir dos 12 anos.
A vacina estará disponível nos terminais do Buenos Aires e Parque Piauí, além do Teresina Shopping (Edifício Garagem G1), que funcionam de segunda a sexta-feira das 9h às 17h. No momento da vacinação, os interessados devem apresentar um documento de identificação com foto e o cartão de vacina. As pessoas imunocomprometidas também devem apresentar um documento que ateste sua condição.
Segundo Emanuelle Dias, coordenadora da campanha de vacinação em Teresina, o esquema vacinal para os imunocomprometidos é diferente dos demais públicos. Caso o paciente esteja vacinado com apenas duas doses, ele receberá uma dose adicional com a vacina bivalente após um intervalo mínimo de oito semanas após a última dose. E, quatro meses após essa dose adicional, ele receberá uma dose de reforço com a vacina bivalente. Já se ele já tiver recebido a dose adicional, será necessário um intervalo mínimo de quatro meses desde essa última dose para receber o reforço.
Com essa medida, Teresina agora contempla todos os grupos da primeira fase preconizada pelo Ministério da Saúde, que é composta por pessoas acima de 70 anos, imunocomprometidos, pessoas que vivem em instituições de longa permanência e trabalhadores, comunidades indígenas, ribeirinhas e quilombolas.