O Piauí recebeu um novo lote com 250 mil doses da vacina contra o vírus Influenza, causador da gripe. A remessa, foi enviada pelo Ministério da Saúde, com o intuito de reforçar a imunização do público infantil de até oito anos.
As doses, distribuídas pela Secretaria de Saúde do Estado do Piauí (Sesapi) aos municípios para reforçar a imunização da população, serão usadas na segunda dose de crianças, intensificando a vacinação em municípios que ainda estão com baixa cobertura.
Segundo a Coordenadora de Imunização da Sesapi, Bárbara Pinheiro, ainda estão sendo avaliados quais são os municípios que vão receber mais doses, o que será determinante nessa repartição será a cobertura vacinal em cada cidade.
“Dos 224 municípios do Piauí, apenas 19 deles estão atingindo a cobertura exigida pelo Ministério da Saúde, principalmente das crianças”, afirma Bárbara Pinheiro.
A imunização foi ampliada até 31 de julho para melhorar a cobertura vacinal, que está em 66,08% da população piauiense. A coordenadora de Imunização reforça o apelo para que a população procure os postos de vacinação.
“É necessário que pais e responsáveis levem as crianças para tomar a vacina contra a gripe. A vacina evita formas graves da doença e evita também as internações”, ressalta Leila Santos, superintendente de Atenção Primária à Saúde e Municípios.
Esta semana, foi decretado, no Piauí, situação de emergência em saúde pública por causa do aumento de internações de crianças com Síndrome Respiratórias Aguda Grave (SRAG) no Piauí. A vacinação é uma das formas de evitar casos graves da doença.