Sesapi promove seminário de saúde indígena no Piauí

O evento busca ações para melhorar os serviços de saúde voltados aos povos nativos no estado.

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi), por meio da SESAI do Governo Federal e a Secretaria de Estado da Assistência Social, Trabalho e Direitos Humanos (SASC), realizou nesta segunda-feira (06), o Seminário de Saúde Indígena do Piauí.O seminário representou uma oportunidade para debater ações visando à melhoria dos serviços de saúde oferecidos pela Sesapi, direcionados à população indígena, conforme explicou o coordenador de Equidade da Sesapi, Felipe Silva.

Foto: SESAPI
Seminário de Saúde Indígena do Piauí

"A saúde indígena é específica, requer atendimentos especializados que precisam ser mais bem direcionados pelos serviços de saúde. Hoje, estamos aqui para debater esse tema", afirmou.

O objetivo do evento é implantar a saúde indígena no Piauí e orientar gestores municipais, estaduais e parceiros sobre as necessidades específicas dessa população. O superintendente da Rede de Média e Alta Complexidade da Sesapi, Dirceu Campêlo, ressaltou que já existem medidas em andamento, como a implementação do Centro de Saúde Indígena em Piripiri. A ideia é expandir o atendimento à população indígena com o auxílio da saúde digital

Foto: SESAPIDurante o seminário, foi apresentada a política nacional de saúde indígena. A coordenadora de Monitoramento Indígena da Sesai, Giovana Mandulão, enfatizou a importância desse diálogo com os povos indígenas para compreender suas realidades específicas.
 
Foto: SESAPIPara o Cacique Henrique Manoel, diretor de Povos Originários da SASC, o evento é crucial para a implementação da saúde indígena no Piauí. Ele destacou a busca por parcerias entre o estado e os municípios, visando aprimorar a vida dessa população.

Leia também