A reforma do prédio onde irá funcionar como a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Picos está na fase final. No ambiente, o Governo do Piauí, por meio da Secretaria de Estado de Saúde (Sesapi), irá fornecer atendimentos de urgência e emergência 24 horas para toda a população de Picos e da região do Vale de Guaribas.
A previsão é de que o prédio fique pronto até o mês de março com pleno funcionamento.
De acordo com o secretário de Estado da Saúde, Antonio Luiz, o objetivo na UPA será concentrar atendimentos de complexidade intermediária, compondo uma rede organizada em conjunto com a atenção básica, atenção hospitalar e atenção domiciliar. Além disso, a Unidade de Saúde irá contar com uma ambulância do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) para atender as necessidades dos pacientes.
A nova UPA 24h terá equipamentos de última geração e uma infraestrutura completa como raio-x, eletrocardiograma, laboratórios de exames, atendimentos de clínica médica, pediatria e leitos de observação. Além disso, caso os pacientes com casos de alta complexidade, precisem ser transferidos para um hospital da rede de saúde, a UPA fica responsável pelo encaminhamento dos mesmos.
O superintendente da Rede de Média e Alta Complexidade da Sesapi, Dirceu Campelo, aponta que através da UPA 24h, será possível separar o fluxo de atendimentos em conjunto com o Hospital Regional Justino Luz. “Com a abertura da UPA vamos separar o fluxo de atendimentos. Na unidade serão realizados os atendimentos de urgência e emergência. Já no Hospital Regional Justino Luz será construído o Complexo Materno Infantil. E o novo hospital que está sendo construído será a Unidade de Internação Referenciada, com exames mais sofisticados".