O Comitê Transfusional do Hospital de Urgência de Teresina (HUT) fez um alerta sobre o estado crítico do estoque de hemocomponentes existente no hospital. A informação foi compartilhada durante reunião com a diretora geral do hospital, Aranucha Brito, que solicitou o envio de ofício ao Centro de Hematologia e Hemoterapia do Piauí (Hemopi) comunicando a situação.
Segundo o gerente da Agência Transfusional do HUT, Marcos Lobão, o hospital tem encontrado dificuldades para manutenção de estoques de hemocomponentes. A situação é ainda mais preocupante devido à proximidade do Carnaval, pois mais pacientes dão entrada na unidade de saúde neste período.
“Precisamos ter estoque para trabalharmos com segurança durante o período do carnaval porque somos o maior hospital de urgência do estado do Piauí e sempre temos aumento de demanda neste período”, reforça Lobão.
Durante a reunião, a enfermeira Breila Melo, coordenadora do Comitê Transfusional, apresentou o fluxo de funcionamento da Agência Transfusional e os indicadores de hemovigilância (procedimento de vigilância que monitoram e investigam reações adversas após a transfusão). Em 2024, o HUT realizou mais de seis mil transfusões, incluindo bolsas de sangue, plaquetas, plasma e crioprecipitado. Já em 2025, foram realizadas 1.043 transfusões até o momento.
O Comitê Transfuncional do HUT se reúne a cada três meses, sendo esta a primeira reunião de 2025. Nesta ocasião, também foi apresentado o novo sistema Hemovida-Web do HUT, espaço onde todos os dados de transfusão serão registrados com compartilhamento para o Ministério da Saúde. A iniciativa busca aprimorar o monitoramento e a gestão dos hemocomponentes no hospital.