Campanha incentiva médicos a adotarem hábitos saudáveis e rotina com exercícios

Iniciativa da Afya alerta sobre a negligência com a própria saúde entre médicos e propõe mudanças

Nova Lima, abril de 2025 – Um levantamento do Research Center da Afya revela um dado preocupante: 59% dos médicos brasileiros não mantêm uma rotina de exercícios físicos. A pesquisa, intitulada Qualidade de Vida dos Médicos, mostra que a sobrecarga de trabalho – em média 60 horas semanais – tem levado muitos profissionais da saúde a negligenciar o próprio bem-estar, mesmo sendo defensores ativos da importância da atividade física.

Foto: Reprodução

Com base nesses dados, a Afya, maior hub de educação e soluções para a prática médica do Brasil, lança a campanha “Médicos em Movimento”, com o objetivo de estimular hábitos saudáveis e a prática de exercícios físicos, principalmente durante o mês de abril, quando se celebra o Dia Mundial da Saúde (7 de abril), instituído pela Organização Mundial da Saúde (OMS).

A proposta da campanha, no entanto, vai além de uma mobilização pontual. Segundo a Afya, a iniciativa visa promover uma mudança de comportamento duradoura entre os médicos, incentivando o equilíbrio entre carreira, saúde mental e bem-estar físico.

“A qualidade de vida e a rotina médica exigem alta performance física e mental. A atividade física, nesse contexto, é uma necessidade. Quando os médicos negligenciam sua saúde, isso impacta diretamente o sistema como um todo – colegas, pacientes e a si próprios”, afirma Gustavo Meirelles, vice-presidente Médico da Afya.

Código Magenta: engajamento simbólico e coletivo

A campanha começou com a publicação de um vídeo-manifesto nas redes sociais da Afya, que convida os médicos a refletirem sobre seu estilo de vida e a acessarem o site oficial da campanha:
📎 institucional.afya.com.br/dia-mundial-saude

Outra frente da mobilização é o lançamento de um desafio esportivo na plataforma Strava, onde médicos poderão compartilhar sua evolução física, interagir com colegas e se apoiar mutuamente na criação de uma rotina ativa, mesmo diante de agendas intensas.

A identidade visual da campanha inclui a cor magenta, presente nas meias utilizadas por médicos durante atividades físicas. A cor, símbolo de energia e transformação, também representa o compromisso com o autocuidado. Nas redes sociais, o movimento será impulsionado pela hashtag #CodigoMagenta.

Compromisso contínuo com saúde e bem-estar

A agenda da campanha já inclui a participação da Afya na Corrida Olga Kos, marcada para o dia 6 de abril no Rio de Janeiro, véspera do Dia Mundial da Saúde.

“Queremos transformar conscientização em ação. O cuidado com o outro começa com o autocuidado. A campanha é um passo importante para melhorar, de forma real, a qualidade de vida de quem cuida de todos nós”, destaca Stella Brant, vice-presidente de Marketing e Sustentabilidade da Afya.

Além da campanha, a Afya seguirá investindo em ações e eventos esportivos voltados à classe médica ao longo do ano, reafirmando seu papel como parceira na jornada profissional e pessoal desses profissionais.

Sobre a Afya

A Afya é líder nacional em educação e soluções digitais para a prática médica, com 38 instituições de ensino superior em todas as regiões do Brasil, sendo 32 com cursos de medicina. A organização também conta com 20 unidades de pós-graduação e educação continuada na área da saúde.

Com mais de 20 mil médicos formados nos últimos 25 anos e um amplo portfólio de soluções digitais como Afya Whitebook, Afya iClinic e Afya Papers, a empresa está presente na rotina de 1 a cada 3 médicos e estudantes de medicina no país.

Desde sua abertura de capital na Nasdaq (2019), a Afya tem sido reconhecida em diversos prêmios, como Valor Inovação (2023) e Valor 1000 (2021, 2023 e 2024). Atualmente, integra o programa Liderança com ImPacto do Pacto Global da ONU no Brasil, sendo porta-voz do ODS 3 – Saúde e Bem-Estar.

📎 Mais informações em: www.afya.com.br | ir.afya.com.br

Leia também