Painel do artista Nonato Oliveira é restaurado no Centro de Convenções

Artistas admirados por Nonato foram convidados para o projeto

Por Karine Rocha,

As cores vibrantes, o traço marcante e as características do sertão piauiense no painel do artista plástico, Nonato Oliveira, exposto no Centro de Convenções, ganham vida com uma nova restauração. O projeto conta com a colaboração de artistas admirados por Nonato, que pretendia trazer juventude a sua obra. 

Painel do artista Nonato Olveira passa por restauração (Foto: Arquivo Pessoal)

A obra se chama "O riso do Piauí", construída em 1994 em uma área de 162m2. Sérgio Donato, filho de Nonato Oliveira, em entrevista ao Portal AZ, disse que a restauração é financiada pela Secretaria de Turismo em uma parceria público privada. 

A restauração é financiada pela Secretaria de Turismo em uma parceria público privada (Foto: Arquivo Pessoal)

Com a ideia de trazer jovialidade, sem tirar a essência de sua obra,  Nonato decidiu convidar artistas urbanos que admira para participar do projeto.

Uma equipe de grafiteiros foram convidados para participar do projeto  (Foto: Arquivo Pessoal)

"Ele supervisiona uma equipe de grafiteiros, entre eles o WG, que executa. Por causa da idade ele não pode estar subindo e tem essa participação. Além disso, o Nonato queria uma visão mais jovem e urbana, por isso chamou essa equipe de grafiteiros que ele gosta do trabalho, para participar. A restauração visa dar durabilidade ao painel. Além da pintura, gasta pelo tempo, a superfície receberá uma composição química para que permaneça mais tempo íntegra", disse Sérgio.

As obras do Centro de Convenções já duram mais de dez anos e a renovação da obra de Nonato Oliveira contempla essa reforma do prédio. 

Comente

Pequisar