Governo do Estado fará investimento milionário no futebol da região

Incentivo para incentivar a profissionalização dos clubes

Por Direto da Redação,
Foto: Fonte: PixabayIncentivo ao esporte.
Incentivo ao esporte.

O governo do Piauí anunciou recentemente que, em 2025, investirá R$ 6,8 milhões de reais no futebol da região. O valor será destinado para incentivar a profissionalização dos clubes e impactará tanto o futebol masculino, quanto o feminino, e a categoria sub-20. 

Esse valor representa um aumento de 28,3% se comparado com o que foi investido em 2024. A motivação para o investimento é explicada pelo próprio governador do estado, Rafael Fonteles. Segundo ele, a administração pública tem o sonho de colocar um time da região na série B e A do Campeonato Brasileiro de Futebol, o Brasileirão.

A importância da iniciativa privada

Apesar do novo investimento representar um valor substancial para o esporte da região, é notável que há uma distância enorme entre os clubes do Piauí e os clubes da elite do futebol brasileiro. 

Podemos citar como exemplos times como Flamengo, São Paulo e Palmeiras, que são equipes que gastam dezenas de milhões de reais todos os anos só em salários para os atletas. Isso só é possível por causa da iniciativa privada.

O papel dos patrocinadores no futebol brasileiro

Foto: Fonte: Pixabay.Incentivo ao esporte
.Incentivo ao esporte

É notável que a maioria dos clubes de futebol brasileiro são patrocinados por bets, empresas de um segmento que cresceu surpreendentemente nos últimos anos. Embora menos comentadas, as plataformas de poker online também cresceram recentemente e se envolveram no patrocínio de clubes de futebol.

Tais plataformas conseguiram fisgar a atenção dos brasileiros por meio da:

  • promoção de competições de nível nacional e internacional;
  • criação de um ambiente onde jogar poker é fácil;
  • elaboração de uma estrutura organizada, com tutoriais e dicas para quem quer aprender sobre o esporte.

Instituições financeiras também estão entre as principais patrocinadoras do futebol brasileiro. Um exemplo perfeito disso é a relação entre o Palmeiras e a empresa de crédito Crefisa.

A Crefisa injetou centenas de milhões no Palmeiras por cerca de dez anos. Durante esse período, o Palmeiras conseguiu conquistar o Brasileirão e a Libertadores mais de uma vez.

Esses exemplos demonstram que a iniciativa privada pode ser um caminho importante para o crescimento do futebol do Piauí nos próximos anos. 

Autoridades do futebol do estado e a iniciativa privada

A importância da iniciativa privada para o futebol do Piauí já foi destacada por algumas autoridades. Um exemplo disso são os comentários do presidente da Federação de Futebol do Piauí, Roberto Brown.

Roberto comentou que a transmissão do futebol do Piauí para a TV aberta em 2025 será uma das chaves para a obtenção de patrocínios. Portanto, há um clima de expectativa pela chegada de novos patrocinadores. 

Perspectivas para o futuro do futebol do Piauí

Os investimentos anunciados para 2025 não são uma surpresa, mas uma continuação de um projeto que visa fortalecer o esporte na região. Além disso, o reconhecimento da importância da iniciativa privada também é um indicativo de que o futebol do Piauí está bem encaminhado.

Portanto, é razoável dizer que, continuando nesse caminho, em alguns anos teremos representantes do Estado na série B, um passo sólido para chegar na série A.

Fonte: Divulgação

Comente

Pequisar