Triunfo da insensatez?
Por Josenildo Melo
Pra quem tem amor aos livros e à intelectualidade o momento atual é sombrio e tenebroso. Uma das coisas mais difíceis hoje é encontrar um bom livro. Séries e filmes têm que passar horas ou dias procurando nos catálogos. É o triunfo da insensatez. Ladrões, bandidos, corruptos, inescrupulosos que frequentam Missas e Cultos diários muitas vezes são os verdadeiros responsáveis por tudo isso. E posam de idoneidade e benfeitores. É ou não o triunfo da insensatez? Como sair de sua casa e ir até uma Igreja pra vivenciar a sua fé? Muitas vezes você se desloca pra esses lugares e volta muito mais desesperançoso e abatido. E agora José? O que fazer? Reger-se pela maioria? Contrariar o próprio Cristo Jesus, Deus? E a coragem aonde fica? A vida cristã não é fácil como muitos costumam pregar e profetizar. É algo sério! Você já foi algum dia realmente perseguido? De verdade? Não queira saber o que é “bom pra tosse”. É uma das piores sensações de vida!
- Participe do nosso grupo de WhatsApp
- Participe do nosso grupo de Telegram
- Confira os jogos e classificação dos principais campeonatos
E o triunfo da insensatez? Como um país governado por “inescrupulosos” pode triunfar? O que desde criança as boas pessoas foram educadas a compreender e vivenciar? Verdadeiros valores. E o que identifica o triunfo da insensatez? Pessoas sem as mínimas condições intelectuais posando de “portadores de diplomas”. O negócio está tão sério, que por exemplo no mundo jornalístico quem ainda se atreve a ousar? Praticamente ninguém. O que muitos pensam sobre isso? Temos “mesmo é que adular sicrano ou fulano” pois é ali que se encontra a fonte de recursos de uma vida boa e segura. É ou não é o triunfo da insensatez? Desde quando dinheiro é a garantia de uma vida segura? Inúmeros relatos de construção e destruição de patrimônios de uma hora pra outra. Eita que hoje tu estás parecendo o escritor do livro de Eclesiastes? Quem foi mesmo que o escreveu? É um dos melhores livros da sagrada escritura. Existencial. Realista. Revelador. Mas tem gente que lê e simplesmente diz: pra que serve estes escritos? Eita!
O que mais poderia ser o triunfo da insensatez em plena semana santa? Você conhece um “seminário” Jesuíta (noviciado, escolasticado etc e tal). Este período é marcante. Lembro de Geraldo Coêlho de Almeida, Carlos Brechant, Sanchez, Luís Oboe, Padre Hugo (exímio matemático) e etc e tal. Isso sim são coisas que o dinheiro não compra. E no mundo diocesano? A semana santa ao lado do nobre Celso José Pinto da Silva já “saciou a vida”. Homem fino, educado, culto. Articulador político nato e sem deixar rastros. Um carioca que se deu muito bem em Teresina, Piauí. Respeitadíssimo na CNBB. Amigo pessoal de Dom Luciano Mendes de Almeida. Teresina religiosamente já não é a mesma! O hall dos atuais comandantes é cercado de pessoas desqualificadas e cheias de sentimentos de ciúmes, invejas e intrigas? São os relatos que nos chegam cotidianamente. Jesus Cristo! Ave Maria! As grandes “rodas intelectuais” desapareceram.
Além do triunfo da insensatez o que poderia ser perceptível ainda dizer: Deus é que comanda o mundo? O vazio existencial das atuais elites. A riqueza de vida interior e exterior (através dos sorrisos) estampado nos mais simples. Santa Terezinha do Menino Jesus, Santuário São Francisco de Assis, Nossa Senhora da Conceição Aparecida e Nossa Senhora de Fátima não somente arrastam multidões, mas enche corações de esperança! Presenciar uma Missa de Osório, Paulo, Antônio Carlos e Rivaldo é o mesmo que está na residência dos Jesuítas em Salvador Bahia. É o “nosso alicerce” como costuma dizer um grande humorista e tradicionalmente católico. Josenildo “o meu alicerce é isso tudo aí!”
Fonte: Portal AZ