Falcão desenvolve projeto para inserir futsal na formação de jogadores de futebol

Craque defende que futsal ajuda no desenvolvimento de características fundamentais em jogadores de futebol; Ronaldo Fenômeno deve levar plano para a base do Valladolid

Por Globo Esporte,

Aposentado há dois anos, Falcão segue trabalhando e divulgando o futsal ao redor do mundo. O projeto do craque agora é inserir a modalidade na formação de jogadores das categorias de base de times de futebol na Europa. Ronaldo Fenômeno, Juninho Pernambucano e Edu Gaspar, gestores de clubes como Valladolid, Lyon e Arsenal, respectivamente, demonstraram interesse no projeto.

Na avaliação de Falcão, o futsal aprimora muitos recursos utilizados pelos jogadores de futebol. Além disso, o craque defende que crianças até uma determinada faixa etária pratiquem apenas futsal. Por terem mais contato com a bola, os futuros jogadores desenvolvem mais rapidamente, segundo ele, características fundamentais como passe, domínio, drible, defesa e finalização.

– Ficamos três anos criando um plano em que o futsal melhora o jogador em 40, 50%. O Neymar seria o mesmo jogador sem o futsal, mas não podemos deixar de falar dos jogadores que evoluíram passando pelo futsal. Os clubes possuem isso no Brasil e não aproveitam. Vejo você querendo levar para a Espanha, o Juninho na França. Todo mundo quer, o Brasil tem e não sabe usar – explica Falcão, durante bate-papo com Ronaldo Fenômeno em uma rede social.


Falcão quer levar futsal para formação de jogadores de futebol  — Foto: Divulgação

O plano de Falcão e Marcos Sorato, ex-treinador da seleção brasileira de futsal, é implementar o futsal nas categorias de base e aplicar os métodos de treinamento até determinada faixa etária, fazendo a transição gradual para o campo.

– Você colocar um menino de 11 anos no gol de futebol, por exemplo, é uma injustiça porque ao longo dos 90 minutos irão três bolas no gol e ele vai levar os três gols. No futsal, serão umas 30 bolas e ele vai defender mais, saber sair para o jogo, dar passe. A gente deixa de falar de um zagueiro que pode ter bom passe, um volante que sabe desarmar e será o elemento surpresa. Vejo ganho em todas as posições, quando você tiver um trabalho de futsal e futebol será perfeito. O meu desenho ideal é até os 10 anos se divertir na quadra e se desenvolver. E depois ir desmembrando. O futsal precisa estar na programação de um sub-15, por exemplo. Acredito que esse desmembramento melhora o jogador – defende o craque do futsal.

Falcão apresentou o projeto e conversou em uma live com Ronaldo Fenômeno, que pretende incluir o futsal no cronograma de treinamentos do Valladolid. Durante o bate-papo, o Fenômeno disse que o gol de bico na semifinal da Copa do Mundo de 2002 foi um recurso adquirido durante a infância jogando futsal.

– Comecei jogando futsal e sou louco por futsal. Comecei jogando em um time pequeno perto da minha casa, passei por outros dois times antes do futebol. O futsal me deu um raciocínio grande em termos de raciocínio rápido, velocidade, habilidade e controle de bola – disse Ronaldo.

Comente

Pequisar