Qatar proíbe vendas de bebidas alcoólicas no entorno do estádios

Agora, apenas cervejas sem álcool poderão ser vendidas no entorno dos estádios, ao preço de R$45

Por Sabrina Alana,

Faltando apenas dois dias para a cerimônia de abertura da Copa do Mundo de 2022, a família real do país decidiu restringir ainda mais o consumo de álcool durante o campeonato, proibindo a venda de bebidas alcoólicas tanto nos estádios quanto nos entornos.

Foto: Reprodução/FIFAEstádio em Doha

Em nota, a FIFA afirmou que a decisão foi tomada após discussões com autoridades do país. 

“Após discussões entre as autoridades do país e da Fifa, uma decisão foi tomada sobre a venda de bebidas alcoólicas no Fifa Fan Festival, outros destinos de fãs e locais licenciados, retirando pontos de vendas de cerveja no perímetro dos estádios da Copa do Mundo de 2022. (...) As autoridades do país e a Fifa continuarão a assegurar que os estádios e as áreas em volta apresentem uma experiência participativa, respeitosa e prazerosa para todos os fãs - diz a nota.

A nova restrição é uma quebra de compromisso que o país tinha assumido antes, quando se tornou sede da Copa do Mundo, o governo do Qatar garantiu que haveriam concessões para garantir a boa experiência de todos os visitantes durante o campeonato. Uma das principais patrocinadoras da Copa é a Budweiser, que detém os direitos de vendas e iria ocupar estes espaços no entorno, que agora foram proibidos.

A política anti-álcool do Qatar é tão rígida que mesmo visitantes estrangeiros têm opções bem limitadas. Álcool só é vendido dentro de hotéis e alguns bares restritos, onde meio litro de cerveja custa cerca de R$81.

Veja o que diz o "Guia do torcedor" da Fifa sobre bebidas alcoólicas:

"Bebidas alcoólicas não fazem parte da cultura local, mas a hospitalidade sim. Bebidas alcoólicas estarão disponíveis para compra por torcedores que desejam apreciá-lo. Elas são servidas em restaurantes, bares e hotéis licenciados em todo o o país hoje. Onde ficam os estádios da FIFA World Cup™, os titulares de ingressos terão acesso a Budweiser, Budweiser Zero e Coca-Cola dentro do perímetro do estádio três horas antes pontapé inicial, na abertura dos portões, e uma hora após o apito final. Para a abertura e finais, portões abertos quatro horas antes do jogo iniciar. Dentro do estádio os titulares de ingressos terão acesso a bebidas não alcoólicas Budweiser Zero e toda a linha da Coca-Cola. No FIFA Fan Festival, a Budweiser estará disponível para compra a partir das 18h30, e produtos Budweiser Zero e Coca-Cola ao longo do dia. Os torcedores devem observar que beber álcool fora de áreas designadas é proibido. Os torcedores também devem observar que não é permitido trazer álcool para o Catar. Torcedores devem evitar viajar com álcool de suas país de origem ou compra com isenção de impostos produtos a caminho para evitar confisco na chegada ao Catar".

Fonte: Redação portal AZ

Comente

Pequisar