Quem é Dorival Júnior, o novo treinador da Seleção Brasileira?

Tudo sobre o novo treinador do Brasil

Por Direto da Redação,

Em 1982, um jovem volante chamado Dorival Júnior começou sua carreira como jogador profissional de futebol no Ferroviária, o time da sua cidade natal de Araraquara. Quarenta e dois anos mais tarde, Júnior foi contratado para desempenhar a função mais exigente de sua carreira: treinar a Seleção Brasileira.

Com uma carreira de mais de quatro décadas como jogador e treinador, Júnior é um nome bem conhecido da torcida brasileira. Mas será que está pronto para uma tarefa tão exigente? Se você acredita no sucesso de Júnior pelo Brasil, garanta seu cupom KTO e deixe um palpite numa casa de apostas online.

No momento, isso é tudo o que precisa saber sobre o novo treinador do Brasil:

A carreira como jogador

Entre 1982 e 1989, Dorival Júnior jogou em sete times diferentes. Apesar de ser um jovem promissor, Júnior demorou algum tempo a afirmar-se como um volante de primeiro nível. Começou em casa, no Ferroviária, passou sem fazer qualquer jogo pelo Marília, e jogou no Guarani, Avaí, Joinville, e São José-SP antes de assinar pelo Coritiba.

Após 63 jogos no Coritiba, o volante impressionou finalmente o Palmeiras, onde viveu os melhores anos como jogador. Foi contratado por 120 mil cruzados e assumiu-se como um dos principais elementos do Verdão do início da década de 90. Mudou-se para o Grêmio em 1993, pouco tempo após ter vencido o Campeonato Gaúcho sob orientação de Luiz Felipe Scolari.

Esteve menos de um ano no Grêmio antes de passar pelo Juventude, pelo Matonense, e pelo Botafogo-SP, onde terminou sua carreira como jogador. Esteve longe dos palcos do futebol entre 1999 e 2002, o ano em que foi convidado para treinar um dos times do seu coração: o Ferroviária de Araraquara.

A carreira como treinador

Tal como na sua carreira como jogador, Dorival Júnior demorou algum tempo até se assumir como um treinador de topo. Os primeiros títulos importantes só chegaram em 2022, exatamente 20 anos após sua primeira campanha como treinador, e na sua terceira passagem pelo Flamengo.

Antes de substituir o treinador Paulo Sousa no Mengão, Júnior treinou com maior ou menor sucesso uma lista quase infindável de times; para além do Ferroviária e do Flamengo, passou pelo Figueirense, Fortaleza, Criciúma, Juventude, Sport, Avaí, São Caetano, Cruzeiro, Coritiba, Vasco da Gama, Santos, Atlético Mineiro, Internacional, Fluminense, Palmeiras, Santos, São Paulo, Athletico Paranaense, e Ceará!

Em 2024, Júnior deixou o São Paulo precocemente para orientar a Seleção Brasileira. Apesar de não ter sido a primeira escolha (o nome de Carlo Ancelotti foi muito falado), a escolha do paulista foi justificada pelo seu recente sucesso no Flamengo, onde venceu a Copa do Brasil e a Copa Libertadores. Em fevereiro de 2024, preparava-se para anunciar sua primeira convocatória.

Longe dos seus melhores dias, a Seleção Brasileira continua sendo uma das favoritas a vencer qualquer competição internacional. Só o tempo dirá se Dorival Júnior, com sua vasta experiência, é ou não o homem certo para liderar a Canarinha. Para já, todos os brasileiros esperam que ele possa repetir seu sucesso no Flamengo a partir do banco da Seleção Brasileira.

Fonte: Divulgação

Comente

Pequisar