CBF libera áudio do VAR em jogo entre Atlético-MG e Flamengo
Rubro-negros questionam atuação do VAR em lance decisivo do jogo
A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) divulgou na manhã desta quinta-feira (4) o áudio da conversa entre o árbitro Ramon Abatti Abel e a cabine do VAR em um lance polêmico no confronto entre Atlético-MG e Flamengo, que terminou com vitória do Galo por 4 a 2. Mesmo com o resultado adverso, os rubro-negros reclamaram de um pênalti não assinalado sobre o volante Erick Pulgar nos minutos finais da partida.

Erick Pulgar, volante chileno do Flamengo, tentou girar com a bola na área ofensiva e acabou sendo derrubado após um contato com Otávio, jogador do Atlético-MG. O pé de Otávio enroscou no de Pulgar, levando o flamenguista ao chão. A jogada foi revisada pelo árbitro de vídeo, Rodrigo D'Alonso, que optou por não recomendar a revisão ao árbitro de campo, mantendo a decisão inicial de não marcar a penalidade.
- Participe do nosso grupo de WhatsApp
- Participe do nosso grupo de Telegram
- Confira os jogos e classificação dos principais campeonatos
Na análise do VAR, Rodrigo D'Alonso justificou a decisão:
"O pé enrosca ali na disputa dos dois na bola. Na disputa da bola, o pé dele (Otávio) passa por cima enroscado, cara. Ele não puxa o defensor, está no movimento normal da corrida. Não há infração, o defensor desequilibra quando cai."
O técnico do Flamengo, Tite, expressou sua indignação na coletiva após o apito final, questionando o critério usado pelo VAR para não chamar o árbitro ao monitor.
"Eu não consigo entender, juro que não consigo. Qual é esse critério, porque um sim e o outro não. Vou me permitir publicamente falar, porque quando reclamo à beira do campo sou punido. Eu tomei o terceiro cartão amarelo e eu errei porque eu reclamei. E eu consenti. Eu não quero nada profissionalmente, não quero ganhar com vantagem, mas não quero que tire meu queijo", afirmou Tite.
Com a divulgação do áudio, a CBF busca trazer mais transparência às decisões da arbitragem. No entanto, as reclamações e questionamentos por parte dos clubes e treinadores ainda persistem, destacando a necessidade de um debate contínuo sobre o uso do VAR no futebol brasileiro.
Fonte: CBF