Centro de Artes Marciais Sarah Menezes forma campeões no esporte e na vida

Com 700 alunos, espaço promove disciplina, saúde e oportunidades para todas as idades

Por Dominic Ferreira,

O Centro de Artes Marciais Sarah Menezes, localizado no bairro Saci, zona sul de Teresina, vai muito além da prática esportiva: ele transforma vidas. Com 700 alunos matriculados em diversas modalidades, o espaço é um ponto de referência para crianças, adolescentes, adultos e idosos que buscam mais saúde, disciplina e oportunidades.

Foto: Reprodução | Francisco Gilásio | Governo do PiauíLuana Almeida

A coordenadora do centro, Luana Almeida, destaca que a maior procura vem de crianças entre 4 e 5 anos, mas o local também recebe muitos adolescentes e idosos.  "Recebemos depoimentos de pais que notaram uma melhoria significativa no comportamento dos filhos após iniciarem as atividades aqui. Crianças que passavam o dia inteiro no celular estão aprendendo a respeitar os pais, a controlar as emoções, além de estarem melhorando sua capacidade física e mental", comemora Luana.

Foto: Reprodução | Francisco Gilásio | Governo do PiauíProfessor de Jiu-Jitsu, Carlyle Nunes.
Professor de Jiu-Jitsu, Carlyle Nunes.

Para a secretária dos esportes do Piauí, Josiene Campelo, o centro é um verdadeiro celeiro de talentos e um espaço de transformação social. Aqui, mais do que formar campeões no esporte, estamos formando cidadãos, promovendo valores como disciplina, respeito e superação. É gratificante ver crianças, jovens e até idosos encontrando no esporte uma nova perspectiva de vida", afirma.

O Governo do Estado, por meio da Secepi, reforça seu apoio a iniciativas como essa, que fortalecem o esporte e a cidadania no Piauí. O professor de Jiu-Jitsu, Carlyle Nunes, compartilha emocionantes histórias de superação, como a de uma garota autista que, ao observar os irmãos treinando, decidiu participar das aulas e melhorou sua coordenação motora e sociabilidade. Ele também relatou casos de alunos que conseguiram sair das ruas e transformar suas vidas por meio do esporte. "Observamos no rosto dela a felicidade de estar treinando, e isso reflete no progresso das outras crianças que também frequentam o Centro", destacou Carlyle.

Foto: Reprodução | Francisco Gilásio | Governo do PiauíTalita Sousa, policial militar.
Talita Sousa, policial militar.

O impacto positivo se reflete em depoimentos como o da aluna Talita Sousa, policial militar, que começou a praticar Jiu-Jitsu junto com a filha.  "É muito bom estar aqui, com pessoas de todas as idades, praticando atividades diversas. Além de fazer novas amizades, aprendemos a conviver em sociedade. O professor é excelente e ensina com dedicação, dando oportunidade para todos. Eu e minha filha continuamos praticando Jiu-Jitsu em casa, o que tem melhorado nosso dia a dia", contou.

O centro oferece modalidades como Judô, Taekwondo, Karatê, Jiu-Jitsu, Capoeira, Defesa Pessoal Feminina, Yoga, entre outras, atendendo a diferentes idades e objetivos. Com uma estrutura que une esporte e cidadania, o Centro Sarah Menezes é um espaço de transformação social e formação de campeões dentro e fora dos tatames.

Fonte: Governo do Piauí

Comente

Pequisar