Atleta piauiense conquista bicampeonato de Wrestling e vaga no Pan-Americano
Revelado nos Jogos Escolares Piauienses, Maycon Douglas se destaca no Campeonato Brasileiro
O esporte piauiense comemora uma grande conquista com o jovem atleta Maycon Douglas, que recentemente se tornou bicampeão do Campeonato Brasileiro Interclubes de Wrestling sub-17 na categoria greco-romana até 51kg, realizado em Osasco-SP. Revelado nos Jogos Escolares Piauienses (JEPIs), Maycon não apenas garantiu o título, mas também uma vaga para o Campeonato Pan-Americano, que ocorrerá em junho no Rio de Janeiro.

Com uma trajetória promissora, Maycon já acumulou uma série de conquistas, incluindo medalha de bronze nos Jogos da Juventude 2024 e títulos de campeão sul-americano nas categorias sub-15 e sub-17. Ele também teve a honra de representar o Brasil no Bahrein durante a Gymnasiade 2024, tornando-se o primeiro atleta de wrestling do Piauí a participar de um campeonato mundial escolar, um feito inédito para o estado.
- Participe do nosso grupo de WhatsApp
- Participe do nosso grupo de Telegram
- Confira os jogos e classificação dos principais campeonatos

Atualmente, Maycon reside, estuda e treina no Rio de Janeiro como parte da seleção brasileira permanente de Wrestling. Mesmo longe de suas raízes, ele expressa gratidão pelo apoio recebido ao longo de sua trajetória.“Estou no Rio de Janeiro, mas continuo sendo piauiense. Agradeço às pessoas que sempre me apoiaram, me ajudaram com passagens e logística. Vou me esforçar pra conseguir medalha no Pan-Americano. Estou treinando doze vezes por semana com a seleção brasileira, está bastante corrido, mas cada esforço está valendo a pena”, disse Maycon.
As conquistas de Maycon não passaram despercebidas pelas autoridades do estado. A secretária dos Esportes do Piauí, Josiene Campelo, elogiou o atleta como um exemplo do potencial que o investimento em esportes escolares pode revelar. “Maycon é um exemplo de como o investimento no esporte escolar pode revelar talentos para o Brasil e o mundo. A Secepi acompanhou e apoiou sua trajetória desde os JEPIs, e seguiremos investindo para que mais jovens tenham a mesma oportunidade”. afirmou.
O presidente da Federação Piauiense de Wrestling, Rodrigo Damasceno, também comemorou o feito, destacando que Maycon se tornou um marco na modalidade para o estado, refletindo o sucesso do trabalho de base no Piauí.
“Maycon foi campeão dos JEPIs e dos JEBs. Com apoio da Secretaria dos Esportes, ele foi o primeiro atleta do Piauí a disputar um mundial escolar na modalidade. Ele se tornou um marco na modalidade para o Estado”, concluiu.
Fonte: Governo do Piauí