Manga completaria 88 anos e é lembrado por sua trajetória no futebol

Ex-goleiro, falecido em abril, deixou legado na Seleção, Botafogo e Internacional

Por Dominic Ferreira,

A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) homenageia, neste sábado (26), Manga, que completaria 88 anos de idade. Nascido em 1937, o histórico goleiro faleceu no dia 8 de abril deste ano, aos 87 anos, e permanece eternamente na memória dos torcedores da Seleção Brasileira, Botafogo e Internacional. Sua trajetória no futebol é marcada por grandes conquistas, defesas memoráveis e uma dedicação inigualável ao esporte.

Foto: Reprodução/Site Futebol InteriorManga é ídolo do Botafogo
Manga é ídolo do Botafogo

No dia do seu aniversário, também é celebrado o Dia do Goleiro, data instituída em 1976 para reconhecer a importância da posição. A iniciativa foi promovida pelos professores de educação física Reginaldo Pontes Bielinski e Raul Carlesso, que foi o primeiro treinador de goleiros em uma comissão técnica do Brasil em uma Copa do Mundo, em 1974, na Alemanha. 

Foto: Junior Souza/CBFDia do Goleiro, 26 de abril, é comemorado no aniversário de Manga.
Dia do Goleiro, 26 de abril, é comemorado no aniversário de Manga.

Manga teve uma carreira notável, destacando-se pelo Internacional, onde conquistou o Campeonato Brasileiro em 1975 e 1976, além de três títulos do Campeonato Gaúcho. Sua bravura em campo foi exemplificada quando jogou a final do Brasileirão de 1975 contra o Cruzeiro com dois dedos quebrados. Notável por rejeitar o uso de luvas, Manga se tornou conhecido por suas defesas ousadas e pelos dedos tortos, marcas de sua entrega ao jogo.

Foto: Divulgação/InternacionalManga se consagrou como bicampeão brasileiro pelo Internacional em 1975 e 1976.
Manga se consagrou como bicampeão brasileiro pelo Internacional em 1975 e 1976.

Além de sua passagem pelo Internacional, Manga também atuou pelo Botafogo, onde se tornou o quarto atleta com mais jogos (442) e teve participações em grandes equipes do clube. Ele também se destaou no Nacional do Uruguai, conquistando a Libertadores de 1971 e quatro campeonatos uruguaios.

Foto: Vanderlei Lima/UOLManga era conhecido por seus dedos tortos
Manga era conhecido por seus dedos tortos

Revelado pelo Sport, ele é reconhecido como um dos melhores goleiros da história do Brasil, e sua contribuição ao futebol é celebrada por muitos, ao lado de outros ícones como Taffarel, Dida e Júlio César. Neste Dia do Goleiro, a memória de Manga é uma inspiração para todos que defendem a meta no futebol.

Fonte: CBF

Comente

Pequisar