Presidente do TSE convoca eleitores para votar no 2º turno

Mais de 156 milhões de eleitores estão aptos a votar

Por Redação do Portal AZ,

O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Alexandre de Moraes, se pronunciou fazendo uma convocação para que todos os eleitores participem do segundo turno das eleições, que acontece neste domingo (30).

Foto: TSEMinistro do TSE, Alexandre de Morais
Ministro do TSE, Alexandre de Morais

O presidente da Corte destacou que o “ Brasil dará mais um importante e decisivo passo em nossa caminhada de desenvolvimento e progresso, garantindo o fortalecimento democrático e a estabilidade republicana”. 

“O comparecimento e o voto são os mais importantes instrumentos de cidadania para a construção de um país mais justo e igualitário. O comparecimento e o voto repercutirão no futuro de todos nós, de nossos pais, filhos, familiares e amigos”, disse Moraes.

Neste domingo, mais de 156 milhões de eleitoras e eleitores estão aptos para eleger o presidente e o vice-presidente da República. Além disso, eleitores de 12 estados também escolherão governadores.

1º turno registrou menor número de votos em branco e nulos

O presidente do TSE parabenizou os mais de 123 milhões de brasileiros e brasileiras, que, no dia 2 de outubro “mostraram sabedoria e maturidade democrática, votando com segurança e paz no primeiro turno das eleições”. Na ocasião, foram eleitos 27 senadores, 513 deputados federais, 1.035 deputados estaduais e 15 governadores.

O ministro destacou que o primeiro turno registrou o menor número de votos em branco e nulos das últimas cinco eleições, o que “demonstra o interesse e consciência dos brasileiros e brasileiras na escolha de seus representantes”.

“Vamos agora, no segundo turno, diminuir a abstenção, para, juntos, construirmos um país melhor. Você, que não votou no primeiro turno, não se preocupe. Compareça e vote normalmente amanhã”, disse Moraes.

Obrigatoriedade do transporte público integral no dia da votação

Para facilitar o comparecimento e auxiliar todos os eleitores e eleitoras a exercerem seu mais importante direito político, o ministro informou que o Supremo Tribunal Federal (STF) e o TSE reforçaram a obrigatoriedade do fornecimento integral de transporte público, principalmente o gratuito. “Eleitoras e eleitores compareçam para votar com tranquilidade”, acrescentou Moraes, ao falar sobre esse ponto.

O presidente do TSE informou, ainda, que a Justiça Eleitoral reforçou o treinamento e os procedimentos para que as filas que aconteceram em algumas seções eleitorais no primeiro turno não se repitam no segundo. “Assim, vocês poderão votar rapidamente e retornar para aproveitar o domingo com a família e amigos”, disse o ministro.

Voto é inviolável e individual

Alexandre de Moraes afirmou que eleitoras e eleitores devem comparecer para votar com absoluta liberdade de escolha. “O momento de digitar seu voto na urna eletrônica é sagrado, inviolável e individual”, disse o ministro, ao comunicar que, por isso, celulares continuarão sendo proibidos nas cabines de votação.

No pronunciamento, o presidente do TSE pediu que eleitoras e eleitores não permitam nenhum tipo de coação, ameaça ou oferecimento de benefícios “para constranger sua liberdade de votar”.

Moraes lembrou que o assédio eleitoral é crime, inclusive se praticado pelo empregador em relação ao empregado, e que a prática ilegal deve ser denunciada, para que o eleitor possa votar com tranquilidade, consciência e liberdade.

Agradecimento

Ao final, o ministro agradeceu aos 27 Tribunais Regionais Eleitorais (TREs), às juízas e aos juízes, às promotoras e aos promotores eleitorais, às servidoras e servidores da Justiça Eleitoral, bem como aos mais de 1,84 milhão de mesárias e mesários “que, com esforço, competência e sacrifício pessoal garantem a realização do momento mais importante da Democracia: as eleições”.

“Agradeço, principalmente, a vocês – eleitoras e eleitores – que amanhã definirão – com sabedoria, consciência e liberdade – o futuro do nosso país pelos próximos quatro anos”, concluiu o presidente do TSE.

Fonte: TSE

Comente

Pequisar