Prefeitura de Teresina cancela mutirão de combate ao Aedes aegypti

A medida é em virtude da pandemia de COVID-19.

Por Redação do Portal AZ,

A Prefeitura de Teresina decidiu suspender, temporariamente, o mutirão de combate à proliferação do Aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya. A medida é em virtude da pandemia de COVID-19.

A  Faxina nos Bairros, atividade semanal de limpeza e educação em saúde seria realizada neste sábado, partir das 8 horas, nos bairros Colorado e Residencial Esplanada, respectivamente zonas Sudeste e Sul da capital.

Prefeitura de Teresina cancela mutirão de combate ao Aedes aegypti (Foto: Rômulo Piaulino)

Oriana Bezerra, gerente de Zoonoses da Fundação  Municipal  de Saúde, explica que a suspensão foi para evitar a circulação de várias pessoas ao mesmo tempo entrando nas residências. “No Faxina nos bairros, as equipes de saúde e limpeza entram nas residências, fazendo vistorias e verificando a possível existência de criadouros do Mosquito da Dengue. Paralelo a isso, a gente convida a população para que coloque o lixo para fora das suas residências para que as nossas equipes possam recolher. A suspensão é temporária e, logo que sejam definidas as novas datas, avisaremos a população”, disse Oriana.

A Faxina nos Bairros é uma parceria entre a Fundação Municipal de Saúde (FMS) e as Superintendências de Desenvolvimento Urbano (SDUs) de cada região. O objetivo da ação é eliminar os criadouros do Aedes aegypti, uma vez que a principal ação de prevenção é evitar sua reprodução.

Apesar da suspensão temporária do Faxina nos Bairros, a Prefeitura de Teresina reforça a importância das pessoas continuarem fazendo o trabalho de limpeza em suas residências e eliminando os criadouros. A coleta de lixo domiciliar continuará sendo feita normalmente, obedecendo os dias em cada bairro e região da cidade.
 

Comente

Pequisar