Motoristas e cobradores de ônibus paralisam atividades por descumprimento de acordo

Segundo Sintetro, empresas não efetuaram o pagamento dos salários até ontem (18)

Por Karine Rocha,

Os motoristas e cobradores de ônibus que atuam nas zonas Sudeste, Leste e Norte paralisaram as atividades novamente nesta sexta-feira (19). A manifestação ocorreu após o descumprimento da proposta do Tribunal Regional do Trabalho por parte das empresas de transporte urbano de Teresina.

Motoristas e cobradores de Teresina paralisam atividades por falta de salário (Foto: Portal AZ)

Foi acordado com o TRT que a categoria suspenderia a greve por 90 dias para firmar um acordo com a classe empresarial. As empresas deveriam efetuar o pagamento referente ao mês de janeiro e que seria apresentado uma negociação frente ao Ministério Público do Trabalho sobre a norma coletiva. 

Ao Portal AZ, Francisco Sousa, secretário de previdência do Sindicato dos Trabalhadores em Empresas de Transportes Rodoviários (Sintetro) disse que o pagamento deveria ser realizado até as 24 horas de ontem (18), mas não foi efetuado, e por isso, a categoria cruzou novamente os braços.

"Foi parado exatamente pelo não cumprimento do acordo firmado entre o Setut e os trabalhadores. Foi firmado o acordo com o TRT para retornar as atividades por 90 dias, para poder negociar um acordo efetivo. E as empresas se comprometeram a pagar o salário dos trabalhadores até o dia 18 de março, que foi ontem, mas algumas empresas não cumpriram o acordo e por conta disso os trabalhadores dos consórcios de Theresina, Poty e Urbano, que abrangem as zonas Sudeste, Norte e Leste, suspenderam as atividades. A única que pagou foi a Transcol, da zona Sul", explicou o secretário.

Francisco disse ainda que a categoria retoma o trabalho apenas com a transferência dos salários.

Procurado pelo Portal AZ, o Setut informou que não foi possível fazer o pagamento aos funcionários porque a prefeitura não fez o repasse da primeira parcela por falta da assinatura do Sintetro numa minuta de acordo, com cláusula de compromisso de não haver greve. 

Confira nota do Setur na íntegra

O SETUT esclarece que a Prefeitura de Teresina garantiu ao Presidente da entidade, que faria o repasse da primeira parcela do acordo firmado, até esta quarta-feira, dia 17. Contudo, isso não foi possível devido a necessidade de assinatura do Sintetro numa minuta de acordo, com cláusula de compromisso de não haver greve.

O Sindicato dos Trabalhadores só foi contactado na quarta a tarde e pediu para que pudesse responder ao Município de Teresina, até a quinta-feira (18) e o pagamento então seria realizado nessa sexta-feira (19).

A entidade informa que segue aguardando o repasse de recursos ainda hoje pela manhã, para que seja feito o pagamento salarial dos trabalhadores. E que essas informações foram repassadas ao sindicato dos motoristas. O SETUT lamenta o atual cenário de impasses com os trabalhadores e os transtornos causados à população teresinense.

Materias relacionadas:

Motoristas de ônibus aceitam proposta e suspendem greve por 90 dias em Teresina

Comente

Pequisar