Nível do rio Marathaoan sobe e atinge cota de atenção para inundação
Meses de março a maio podem ser os mais propensos a inundações
O nível do rio Marathaoan, em Barras, entrou em cota de alerta para inundação. É o que mostrou nesta segunda-feira (6) os dados do Serviço Geológico do Brasil (CPRM).
Segundo os dados, o rio chegou à faixa de 346 cm às 13h da tarde e já apresenta cota de alerta para inundação, tendo em vista que a cota de inundação é 420 cm.
- Participe do nosso grupo de WhatsApp
- Participe do nosso grupo de Telegram
- Confira os jogos e classificação dos principais campeonatos

Os demais pontos de monitoramento seguem em estado de normalidade, apenas o rio Longá, em Esperantina, também apresentou um percentual maior do que o esperado para a época. Os dados mostram que o rio atingiu 412 cm às 13h desta segunda-feira, mas sua cota de alerta para inundação é de 640 cm.
Se a previsão do tempo se confirmar é esperado de acordo com os dados, que os níveis dos rios na região norte e centro norte do estado continuem se elevando por conta dos volumes chuva que devem chegar a 62,8 mm nos próximos 7 dias.
Por fim o boletim afirmou que os meses de março a maio podem ser os mais propensos a inundações devido ao fenômeno La Niña.
“Caso se confirmem as previsões gerais para todo o período chuvoso da ocorrência de chuvas dentro ou acima da média na bacia devido, principalmente, à ocorrência de La Niña, é possível que os rios atinjam cotas mais significativas de meados de março a meados de maio, com maior predominância no mês de abril” conclui o boletim.
Fonte: Portal AZ