Alerta de chuvas intensas para o litoral do Piauí até segunda-feira
O aviso de "perigo potencial" prevê ventos fortes e chuvas; população deve redobrar atenção
O Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) emitiu na manhã deste domingo (27) um alerta de perigo potencial para o litoral do Piauí, indicando risco de chuvas intensas nas próximas horas. O aviso é válido até as 10h desta segunda-feira (28) e requer atenção dos moradores das áreas afetadas.

De acordo com o INMET, a previsão é de chuva entre 20 e 30 milímetros por hora, podendo chegar a 50 milímetros por dia, além de ventos fortes com velocidade entre 40 e 60 km/h. Embora o risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e descargas elétricas seja considerado baixo, as autoridades recomendam cautela.
- Participe do nosso grupo de WhatsApp
- Participe do nosso grupo de Telegram
- Confira os jogos e classificação dos principais campeonatos
As cidades que estão sob alerta são: Bom Princípio do Piauí, Cajueiro da Praia, Ilha Grande, Luís Correia e Parnaíba. A população dessas localidades deve acompanhar as atualizações meteorológicas e seguir as orientações dos órgãos de segurança pública.
Recomendações de segurança
O INMET orienta que, em caso de rajadas de vento, as pessoas evitem se abrigar debaixo de árvores e não estacionem veículos próximos a torres de transmissão ou placas de propaganda, que podem cair com a força dos ventos. Também é recomendado não usar aparelhos eletrônicos conectados à tomada durante tempestades.
Em situações de emergência, a população pode entrar em contato com a Defesa Civil pelo telefone 199 ou com o Corpo de Bombeiros pelo 193.
Instabilidade também atinge Teresina
Apesar do foco do alerta ser o litoral, a capital Teresina também enfrenta instabilidade no tempo neste domingo. A previsão é de muitas nuvens com pancadas de chuva e trovoadas isoladas durante a tarde, e chuva isolada à noite.
As temperaturas em Teresina devem variar entre 25°C e 34°C, com umidade relativa do ar oscilando entre 40% e 95%, aumentando a sensação de abafamento.
Fonte: Inmet