CNU divulga 2ª lista de convocados para cursos de formação nesta terça

Participação é eliminatória e decisiva para classificação em nove cargos públicos

Por Dominic Ferreira,

O Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) divulga, nesta terça-feira (11), a segunda lista de convocados para os cursos de formação do Concurso Público Nacional Unificado (CPNU). Essa etapa é parte crucial do certame, pois é eliminatória e classificatória, determinando quais candidatos seguirão no processo para preenchimento de vagas em nove cargos de nível superior.

Foto: Reprodução | Rovena Rosa | Agência BrasilCNU: sai nesta terça 2ª lista de convocados
O CPNU, conhecido como o "Enem dos Concursos", busca preparar os candidatos para desempenhar funções no setor público com excelência e compromisso, fortalecendo áreas estratégicas da administração pública.

Na primeira convocação, realizada no último dia 6, 170 candidatos não confirmaram participação e foram eliminados dessa fase, abrindo espaço para os nomes da lista de espera. Os candidatos convocados nesta segunda lista terão apenas os dias 11 e 12 de fevereiro para confirmar sua participação no curso de formação. O procedimento deve ser realizado online, na Área do Candidato no site do CPNU, e apenas aqueles que responderem "SIM" dentro do prazo terão suas vagas garantidas.

As aulas serão ministradas pela Escola Nacional de Administração Pública (Enap), pelo Cebraspe e pelas agências reguladoras, como Aneel, Antaq e ANS, dependendo do cargo. A carga horária dos cursos varia de 140 a 580 horas, com conteúdos que desenvolvem competências específicas e transversais, como ética e foco nos resultados para o cidadão.

Entre os cargos contemplados nesta terceira etapa estão:

1.       Especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental (EPPGG)

2.       Analista de Comércio Exterior (ACE);

3.       Analista em Tecnologia da Informação (ATI);

4.       Analista Técnico de Políticas Sociais (ATPS);

5.       Analista de Infraestrutura (AIE);

6.       Auditor-Fiscal do Trabalho (AFT);

7.       Especialista em Regulação de Serviços Públicos de Energia (Aneel);

8.       Especialista em Regulação de Serviços de Transportes Aquaviários (Antaq);

9.       Especialista em Regulação de Saúde Suplementar (ANS).

As aulas ocorrerão em Brasília e no Rio de Janeiro, com exceção do curso para auditor-fiscal, que será realizado em formato híbrido. Para aprovação, os candidatos precisam obter ao menos 70% da média final e ter uma frequência mínima de 75% nas aulas presenciais.

Durante o período de formação, os aprovados receberão 50% da remuneração inicial prevista para o cargo, com as despesas de transporte, alimentação e estadia ficando por conta de cada participante. Segundo o cronograma divulgado pelo MGI, a terceira lista de convocação será publicada no próximo dia 18 de fevereiro, conforme novas vagas sejam abertas. Já a lista definitiva de classificação e os convocados finais para matrícula nos cursos de formação serão anunciados no dia 28 de fevereiro.

Fonte: Agência Brasil

Comente

Pequisar