Data AZ: Dr. Pessoa lidera pesquisa estimulada em eleitorado indeciso

O ex-deputado estadual tem quase o dobro das intenções de voto do segundo colocado

Por Redação do Portal AZ,

A primeira pesquisa do Instituto Data AZ sobre as eleições municipais de 2020, feita em Teresina, mostra que em sondagem estimulada, o ex-deputado estadual Dr. Pessoa (MDB) lidera as intenções de voto, com 34,31%. Conduto, em amostra espontânea, é a indecisão que marca o cenário: quatro em cinco eleitores não sabem ou não opinam sobre um nome para a sucessão do prefeito Firmino Filho (PSDB).

Dr. Pessoa, Fábio Abreu e Sílvio Mendes lideram pesquisa para prefeitura de Teresina (Fotos: Lucas Pereira /Portal AZ)

Dr. Pessoa tem quase o dobro das intenções de voto do segundo colocado na pesquisa estimulada, o deputado federal Fábio Abreu (PL), com 19,01%. Abreu está atualmente no cargo de secretário estadual de Segurança Pública.

O ex-prefeito Silvio Mendes (sem partido) aparece tecnicamente empatado com o secretário de Segurança. Sílvio tem 15,05% das intenções de voto na sondagem estimulada, quase três vezes mais que a quarta colocada, a deputada federal Margarete Coelho (Progressistas), que aparece com 5,74% das intenções de voto.

O ex-deputado Robert Rios, atualmente no DEM, e citado como um provável vice de Dr. Pessoa, tem 3,44% das intenções de voto para prefeito, o que o faz empatar tecnicamente com o deputado estadual Georgiano Neto (PSD), que tem 2,68%.

São citados ainda Fábio Servo (PROS), que foi candidato a governador pelo PSL, com 1,91%, Charles Silveira (PSDB), atual secretário municipal de Saúde (1,02%) e Washington Bonfim, do Progressistas, com 1,02%.

Outros nomes de prováveis candidatos não tiveram mais que um por cento das intenções de voto, enquanto 6,76% disseram não saber ou não opinar e 8,16% dizem não votar ou votar branco e nulo.

Somam 75% os eleitores indecisos em Teresina

A eleição para prefeito vai acontecer somente dentro de um ano e dois meses e essa distância certamente é uma explicação para que de cada cinco eleitores de Teresina, quatro não se lembrem de apontar um nome como candidato a prefeito em pesquisa espontânea.

A pesquisa do Instituto Data AZ mostra que 75,13% dos eleitores não é capaz de citar espontaneamente um nome para a sucessão do prefeito Firmino Filho, ele próprio o mais lembrado neste cenário. Na pesquisa espontânea, o tucano é o mais lembrando, com 5,10% das intenções de voto.

O segundo colocado é ex-deputado estadual Dr. Pessoa, que foi candidato a governador nas eleições de 2018, obtendo em Teresina 125,5 mil votos – menos que dois anos antes, quando disputou e perdeu a eleição para Firmino Filho. Em 2016, Pessoa obteve 171,1 mil votos.

Depois de Firmino e Dr. Pessoa são citados ainda Rejane Dias (PT) e Silvio Mendes, ambos com 1,79%, Elmano Ferrer (Podemos), com 1,53%, Fabio Abreu e Teresa Brito (PV), com 1,02%.

São citados também outros nomes com mais de meio por cento das intenções de voto: Luciano Nunes, Margarete Coelho, Lucy Soares, Georgiano Neto e Wellington Dias e somam 1,28% os eleitores que dizem não ter candidato ou votar nulo e branco.

Rejeição entre os possíveis candidatos é pequena

Se é grande a indecisão do eleitorado da cidade pesquisa espontânea, é também substancial a não rejeição a qualquer nome que venha a entrar na disputa: 43,75% dos eleitores ouvidos dizem não saber ou não ter opinião sobre em qual candidato não votariam de jeito nenhum para ser o prefeito da cidade em 2020.

Fábio Abreu aparece como o mais rejeitado em pesquisa espontânea (Foto: reprodução internet)

Na lista dos mais rejeitados, o secretário Fabio Abreu lidera. 7,27% dos entrevistados dizem que não votariam nele de jeito nenhum.

O segundo mais rejeitado é Robert Rios, com 6,76%, somente alguns décimos percentuais acima de Dr. Pessoa, terceiro mais rejeitado, com 6,63%.

Firmino Filho não é candidato, mas é rejeitado por 5,74% dos eleitores, enquanto outro não candidato, o governador Wellington Dias (PT) tem rejeição de 3,70% dos eleitores da capital.

Aparecem ainda na sondagem sobre rejeição os nomes de Margarete Coelho (3,57%), Kleber Montezuma (3,32%), Silvio Mendes (3,19%), Franzé Silva (2,93%), Charles Silveira (2,30%), Georgiano Neto (1,91%).

Outros nomes são citados na sondagem sobre rejeição com menos de um ponto percentual.

Ficha técnica da pesquisa

Número de entrevistas – 784
Área de abrangência – Bairros das zonas Leste, Sul, Norte, Sudeste e localidade rurais de Teresina.
Margem de erro – 3,5% para mais ou para menos.
Período de realização – 29 a 31 de julho.
Contratante: Portal AZ
Estatístico responsável: Laércio de Sousa Araújo (CONRE: 9356)

Veja abaixo os gráficos da pesquisa:

Comente

Pequisar