Piauiense vai pagar reajuste de energia três vezes maior que a inflação
As novas tarifas entrarão em vigor a partir de sexta-feira. 2 de dezembro de 2022
A Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) aprovou na terça-feira (29/11) o Reajuste Tarifário Anual (RTA) da Equatorial Piauí Distribuidora de Energia S.A. O valor médio do reajuste para todas das classes de consumo será de 19,30%, quase três vezes mais que a inflação acumulada nos últimos 12 meses.

As novas tarifas entrarão em vigor a partir de sexta-feira. 2 de dezembro de 2022.
Para os consumidores residenciais de baixa renda, o aumento será menor, de 16,69%, mas ainda assim acima da inflação acumulada nos últimos 12 meses- inferior a 7% na medida do IPAC.
- Participe do nosso grupo de WhatsApp
- Participe do nosso grupo de Telegram
- Confira os jogos e classificação dos principais campeonatos
O aumento na energia elétrica para consumidores em baixa e média tensão será de 17,89% e para consumidores em alta tensão (em geral grandes empresas), o aumento será de 24,98%.
Segundo a ANEEL, os itens que mais impactaram o reajuste foram os encargos setoriais e os custos com compra e transporte de energia.
Ainda segundo a agência reguladora uma medida importante nesse processo tarifário foi a aplicação pela Agência da Lei nº 14.385/2022, que trata do repasse dos créditos tributários referentes à retirada do ICMS da base de cálculo do PIS/Pasep e da Cofins. Essa medida possibilitou reverter, em favor dos consumidores, cerca de R$ 275 milhões, resultando na redução do reajuste tarifário em 11,55%.
Diz também a ANEEL que o efeito do aporte na CDE referente à desestatização da Eletrobrás, nos termos da Lei nº 194, de 2022, que contribuiu com uma redução de 2,40% no reajuste tarifário da Equatorial Piauí.
A Equatorial Piauí atende cerca de 1,41 milhão de unidades consumidoras em 224 municípios do estado.
Fonte: Redação portal AZ