Defensoria e Equatorial fortalecem parceria para renegociação de dívidas

A iniciativa se deu por conta do alto índice de resolutividade extrajudicial das demandas da Equatorial

Por Redação do Portal AZ,

A Defensoria Pública do Estado (DPE/MA), por meio do seu Núcleo de Defesa do Consumidor (Nudecom), e a Equatorial reuniram-se, nesta sexta-feira (10), para iniciar tratativas a respeito de ações conjuntas de renegociação de débitos de assistidos que estejam em litígio judicial com a concessionária de energia elétrica.

Foto: DivulgaçãoReunião de membros da DPE e Equatorial
Reunião de membros da DPE e Equatorial

A iniciativa se deu por conta do alto índice de resolutividade extrajudicial das demandas da Equatorial provenientes da Defensoria, que chega a cerca de 97% de êxito, por meio da utilização de canais virtuais exclusivos e específicos para a negociação de débitos e outras variadas demandas.

Participaram do diálogo, o coordenador do Nudecon, o defensor público Diego Ferreira, bem como os defensores públicos Marcos Fróes e Juliano Sousa, além do assessor jurídico Marcelo Nunes. Pela Equatorial, estiveram presentes a líder do pré-contencioso, Amanda Castro, o gerente jurídico, Walney Medeiros, com apoio de Karen Diniz e Maria Brandão, assistente e analista jurídicas, respectivamente.

“Realizaremos uma revisão de todos os nossos processos judiciais e encaminharemos à Equatorial, para que possamos analisar as situações e, quem sabe, viabilizar a desjudicialização de alguns casos. Lembrando que a resolução administrativa dos litígios é sempre mais rápida e menos traumática para o cidadão”, destacou Diego Oliveira.

O diretor-geral Luís Otávio Moraes, após a reunião, fez questão de cumprimentar os colaboradores da empresa, aproveitando o momento para fazer um tour pela nova sede, para apresentar alguns setores estratégicos da instituição.

“A Equatorial é parceira de primeira ordem e tem um olhar diferenciado e sensível aos anseios da população. Não raro estamos em ações conjuntas que contribuam para o bem-estar do povo maranhense”, afirmou.

A empresa, de acordo com dados, finalizou com sucesso 627 acolhimentos provenientes da Defensoria Pública, sendo 413 ofícios, da capital e das unidades espalhadas pelo estado, além de 214 atendimentos preventivos.

O gerente jurídico da Equatorial, Walney Medeiros, vê com bons olhos a tentativa de renegociação administrativas de alguns clientes, tendo em vista que qualquer processo judicial não é bom para nenhum dos lados. “Ao longo dos últimos anos desenvolvemos forte parceria com a DPE, e queremos não só mantê-la, mas expandi-la. O percentual de resolução das reclamações vem comprovar o sucesso dessa cooperação, que é benéfica a todos’, concluiu.

Fonte: DPE-MA

Comente

Pequisar