Bolsa Família poderá ser pago com criptomoeda criada pelo governo; entenda
"É viável pensar em utilizar moeda tokenizada para o pagamento de benefícios sociais e trabalhistas no futuro"
Maria Rita Serrano, presidente da Caixa Econômica Federal, anunciou hoje a possibilidade de utilizar o real digital, criptomoeda oficial desenvolvida por empresas autorizadas pelo Banco Central (BC), para efetuar pagamentos de benefícios sociais e trabalhistas no futuro. A Caixa já lançou um consórcio em parceria com a Elo e a Microsoft para acelerar o projeto-piloto do real digital.

"É viável pensar em utilizar moeda tokenizada [moeda convertida em ativos digitais] para o pagamento de benefícios sociais e trabalhistas no futuro", afirmou Serrano, destacando a intenção da Caixa em aliar a digitalização financeira à inclusão social.
- Participe do nosso grupo de WhatsApp
- Participe do nosso grupo de Telegram
- Confira os jogos e classificação dos principais campeonatos
Marcos Brasiliano Rosa, vice-presidente de Finanças do banco, ressaltou que a Elo possibilitará o desenvolvimento de opções de criptoativos com parcelamento, similar às faturas de cartão de crédito, enquanto a Microsoft contribuirá com sua expertise tecnológica.
Dentro do escopo do consórcio, está previsto o desenvolvimento de soluções que permitirão a compra de imóveis utilizando o real digital, com o objetivo de tornar mais ágeis e econômicos os financiamentos habitacionais.
Os testes do real digital têm data para começar em setembro, com a expectativa de disponibilização à população prevista para o final de 2024. Durante as fases de teste, a plataforma será minuciosamente avaliada para garantir a segurança e eficiência das transações com ativos financeiros tokenizados.
Fonte: Com informações da Agência Brasil