Adapi convoca agricultores para certificação de produtos artesanais no Piauí
Agência busca padronizar qualidade e incentivar economia, destacando a adesão ao SISBI-POV
O Governo do Estado do Piauí emitiu um decreto com as orientações para que agricultores obtenham o Selo de Qualidade Estadual para produtos artesanais. Nesse contexto, a Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Piauí (Adapi) está empenhada em certificar produtos artesanais de origem vegetal, incluindo doces, vinagres, compotas, geleias, óleos, azeites, entre outros.

"A participação no registro é voluntária, mas ao obter o registro e, posteriormente, o Selo de Certificação Artesanal, o produto ganha valor econômico, pois a certificação confere qualidade, identidade e garantia de sanidade, seguindo as boas práticas de fabricação", esclareceu Ernando Cardoso, Gerente de Inspeção Vegetal da Adapi.
- Participe do nosso grupo de WhatsApp
- Participe do nosso grupo de Telegram
- Confira os jogos e classificação dos principais campeonatos

Um exemplo tradicional no Piauí é a Cajuína, reconhecida pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) como Patrimônio Cultural Brasileiro. Apesar de mais de 3 mil estabelecimentos produzirem cajuína no estado, apenas 11 possuem certificação pelo SISBI-POV (Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Vegetal).

Adesão ao SISBI-POV pela Adapi:
ara agilizar a adesão dos produtores ao SISBI-POV, a Gerência de Inspeção da Adapi busca alinhamento com o Ministério da Agricultura (Mapa) para equivalência do serviço de inspeção vegetal do Ministério. Essa iniciativa permitirá que a Adapi, com sua ampla atuação em todo o estado, atenda um maior número de produtores de forma mais eficiente.
Fonte: Governo do Piauí