Adapi convoca agricultores para certificação de produtos artesanais no Piauí

Agência busca padronizar qualidade e incentivar economia, destacando a adesão ao SISBI-POV

Por Carlos Sousa,

O Governo do Estado do Piauí emitiu um decreto com as orientações para que agricultores obtenham o Selo de Qualidade Estadual para produtos artesanais. Nesse contexto, a Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Piauí (Adapi) está empenhada em certificar produtos artesanais de origem vegetal, incluindo doces, vinagres, compotas, geleias, óleos, azeites, entre outros.

Foto: AdapiConvocatória para certificação de produtos

"A participação no registro é voluntária, mas ao obter o registro e, posteriormente, o Selo de Certificação Artesanal, o produto ganha valor econômico, pois a certificação confere qualidade, identidade e garantia de sanidade, seguindo as boas práticas de fabricação", esclareceu Ernando Cardoso, Gerente de Inspeção Vegetal da Adapi.

Foto: AdapiProdutos artesanais
Produtos artesanais

Um exemplo tradicional no Piauí é a Cajuína, reconhecida pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) como Patrimônio Cultural Brasileiro. Apesar de mais de 3 mil estabelecimentos produzirem cajuína no estado, apenas 11 possuem certificação pelo SISBI-POV (Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Vegetal).

Foto: AdapiProdutos artesanais
Produtos artesanais

Adesão ao SISBI-POV pela Adapi:

ara agilizar a adesão dos produtores ao SISBI-POV, a Gerência de Inspeção da Adapi busca alinhamento com o Ministério da Agricultura (Mapa) para equivalência do serviço de inspeção vegetal do Ministério. Essa iniciativa permitirá que a Adapi, com sua ampla atuação em todo o estado, atenda um maior número de produtores de forma mais eficiente.
 

Fonte: Governo do Piauí

Saiba mais sobre:

Comente

Pequisar