Governo, indústria e produtores se unem para monitorar preço do arroz

Carlos Fávaro revela novas medidas durante o programa Bom Dia, Ministro

Por Dominic Ferreira,

Em um esforço conjunto para combater a especulação e assegurar preços justos para o consumidor, o Ministério da Agricultura e Pecuária, representantes da indústria e produtores de arroz firmaram um acordo para monitorar preços e estoques do produto no país. O anúncio foi feito nesta quinta-feira (4) pelo ministro Carlos Fávaro durante o programa "Bom Dia, Ministro", produzido pela Empresa Brasil de Comunicação (EBC).

Foto: Reprodução/Joédson Alves/Agência BrasilCarlos Fávaro.
Carlos Fávaro.

Carlos Fávaro destacou que a principal meta do acordo é garantir que o arroz chegue à mesa dos brasileiros com um preço justo, eliminando a especulação do mercado. "Já que todos concordamos que há arroz suficiente, esse arroz tem que chegar rápido à mesa, com preço justo e bater a especulação. Vamos monitorar. Na medida em que os preços normalizem e não haja especulação, não se faz mais necessário ter leilão", afirmou o ministro.

No mês passado, o governo havia realizado um leilão público para a compra de arroz importado, que foi posteriormente anulado devido a questionamentos sobre a capacidade técnica e financeira das empresas vencedoras. O ministro explicou que a decisão de cancelar o leilão foi tomada para proteger o dinheiro público e garantir a entrega de arroz de qualidade. "Tomamos a decisão difícil de cancelar o leilão e monitorar os preços do arroz", disse Fávaro.

O cancelamento do leilão e o acordo para monitoramento já estão surtindo efeito em algumas regiões. "A especulação no Mercosul cessou, os produtores gaúchos puderam começar, junto com a indústria, a normalizar as entregas. Ainda há algumas regiões onde o preço está elevado, mais longe da região produtora. Por exemplo: em Manaus, o preço do arroz ainda está fora do normal. Em Recife, ainda está fora da normalidade", explicou o ministro.

Paralelamente ao monitoramento de preços e estoques, o governo também está incentivando o aumento do plantio de arroz. O ministro enfatizou que é uma determinação do presidente Lula que o Brasil produza arroz em abundância, assim como já faz com soja, milho, carne bovina e suína, e aves. "Se sobrar, vamos exportar, gerar renda no campo e excedentes na balança comercial brasileira", concluiu Fávaro.

Fonte: Agência Brasil

Comente

Pequisar