Golpe do "Pix Errado": saiba como se proteger e evitar prejuízos

Criminosos alegam transferência por engano e pedem devolução do dinheiro; vítimas acabam com duplo prejuízo

Por CNN Brasil,

O sistema de pagamentos instantâneos Pix, uma das formas mais práticas de realizar transferências bancárias, tem visto um aumento significativo no volume de transações. De acordo com dados do Banco Central, o sistema atingiu um recorde de 224 milhões de transferências no início de junho. Com o aumento das transações, também cresceram os erros, problemas e golpes, incluindo a recente fraude do "Pix errado".

Foto: Reprodução/Marcello Casal Jr./Agência BrasilCriminosos alegam transferência por engano e pedem devolução do dinheiro; vítimas acabam com duplo prejuízo
Criminosos alegam transferência por engano e pedem devolução do dinheiro; vítimas acabam com duplo prejuízo.

No golpe do "Pix errado", criminosos realizam uma transferência via Pix utilizando uma chave celular, uma ação relativamente simples. Após a transferência, eles entram em contato com a vítima alegando que a transferência foi um engano e solicitam a devolução do dinheiro. No entanto, fornecem outra conta para a devolução. Quando a vítima devolve o dinheiro para essa nova conta, os criminosos utilizam uma ferramenta bancária chamada Mecanismo Especial de Devolução (MED), alegando fraude. Os bancos envolvidos analisam a situação, detectam atividade suspeita e a vítima acaba perdendo dinheiro duas vezes.
Como se Proteger do Golpe do "Pix Errado"
1. Verificar a transferência: Antes de devolver qualquer quantia, verifique a origem da transferência e confirme com seu banco se realmente houve um erro.
2. Não devolver imediatamente: Não devolva o dinheiro imediatamente para uma conta fornecida pelo solicitante. Se houver dúvida, entre em contato com o banco para orientação.
3. Utilizar canais oficiais: Sempre utilize canais oficiais de atendimento do banco para tratar de qualquer problema relacionado a transferências.
4. Monitorar contas: Mantenha um controle rigoroso de suas contas bancárias e transações realizadas, e denuncie qualquer atividade suspeita imediatamente ao banco.
O que fazer em caso de golpe
Se você suspeitar que foi vítima do golpe do "Pix errado", siga os passos abaixo:
- Contacte seu banco imediatamente: Informe seu banco sobre a possível fraude e solicite orientação sobre como proceder.
  - Registre um boletim de ocorrência: Vá à delegacia mais próxima e registre um boletim de ocorrência para formalizar a denúncia.
  - Acompanhe a análise do banco: Siga as orientações fornecidas pelo banco e acompanhe o processo de análise do caso.

Fonte: CNN Brasil

Saiba mais sobre:

Comente

Pequisar