Brasil investe em algodão sustentável com identidade latino-americana

Programa +ALgodão promove colaboração entre países da América Latina e Caribe

Por Dominic Ferreira,

O Brasil tem se destacado como um grande protagonista no mercado de algodão, não apenas como o maior exportador global, mas também como líder em práticas sustentáveis na produção desse produto. Com o intuito de reforçar a identidade latino-americana ligada ao algodão, o país lançou o programa de cooperação internacional +ALgodão, que une nações como Colômbia, Peru, Equador e Argentina. Essa iniciativa, apoiada pela Agência Brasileira de Cooperação (ABC) e a Embrapa, visa desenvolver uma produção responsável, que valorize a rastreabilidade e a ancestralidade, e combate problemas como a fome e a pobreza na região.

Foto: Reprodução/Frame/Tv BrasilCapa
Programa +ALgodão promove colaboração entre países da América Latina e Caribe.

A origem dos investimentos do programa remonta a uma disputa de longa data com os Estados Unidos, que, após um processo na Organização Mundial do Comércio, resultou em um pagamento de 300 milhões de dólares ao Brasil. Com 10% desse valor destinado à cooperação internacional, o +ALgodão nasceu para fomentar a sustentabilidade entre os países latino-americanos. A coordenadora Cecília Malaguti enfatiza que o projeto, que já inclui a colaboração com países africanos, tem como foco o desenvolvimento de técnicas de cultivo mais ecológicas e a recuperação de sementes tradicionais.
O programa +ALgodão não apenas busca revitalizar a produção de algodão na Colômbia, mas também tem um impacto direto na vida dos pequenos agricultores. Os participantes têm recebido assistência técnica gratuita e técnicas que reduzem custos, como a substituição de agrotóxicos por biofertilizantes e sistemas de irrigação eficientes. Agricultores colombianos, como Rosa Rubiano, têm testemunhado melhorias em suas colheitas e uma maior rentabilidade, além de um retorno ao cultivo que antes enfrentava sérias dificuldades devido a práticas insustentáveis.
Além do foco na produção, o programa +ALgodão também tem uma forte vertente social, visando empoderar mulheres na cadeia produtiva do algodão. Iniciativas para ensinar artesãs locais a cultivar e colher algodão têm sido bem recebidas, promovendo não apenas a geração de renda, mas também a valorização da cultura e das tradições locais. O algodão, uma fibra sagrada para muitos povos latino-americanos, agora é visto como um símbolo de resistência e desenvolvimento, com o potencial de ajudar a combater a pobreza e a desigualdade na região.

Fonte: Agência Brasil

Saiba mais sobre:

Comente

Pequisar