Faturamento da indústria de transformação cresce 3,3% em janeiro

Aumento é impulsionado pela produção e consumo, mas desafios permanecem à vista

Por Dominic Ferreira,

O faturamento real da indústria de transformação no Brasil registrou um crescimento de 3,3% em janeiro de 2025, conforme divulgado pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) na sexta-feira (14). Esse aumento é ainda mais significativo quando comparado ao mesmo mês do ano passado, apresentando uma alta de 12,8%. O crescimento é atribuído ao aquecimento da produção e do consumo, com a demanda por bens industrializados permanecendo alta, refletindo positivamente no faturamento do setor.

Foto: Reprodução | CNI | José Paulo Lacerda | Direitos reservadosSegundo CNI, emprego ficou estável, com alta de 0,1% no mês de janeiro.
Segundo CNI, emprego ficou estável, com alta de 0,1% no mês de janeiro.

Apesar do desempenho encorajador, a CNI alerta que manter esse ritmo pode ser desafiador devido à desaceleração econômica provocada pelo aumento das taxas de juros. A pesquisa também revelou que o número de horas trabalhadas na produção aumentou 1,9% em janeiro em relação ao mês anterior, revertendo uma queda de 1,4% observada nos dois meses anteriores. Comparado a janeiro de 2024, este indicador acumulou uma alta de 5,4%, sugerindo uma recuperação gradual.

A utilização da capacidade instalada (UCI) se manteve estável em 78,2% em janeiro, sem oscilações sazonais em comparação com dezembro. No entanto, em relação ao mesmo mês do ano anterior, houve uma queda de 0,8 ponto percentual na UCI, indicando que, embora a produção esteja aquecida, ainda existem desafios em termos de eficiência operacional. No entanto, o crescimento da indústria não se reflete de maneira tão positiva no mercado de trabalho.

Em janeiro, o aumento no número de postos de trabalho ativos foi de apenas 0,1%, enquanto a massa salarial caiu 0,3% e o rendimento médio do trabalhador industrial teve uma queda de 0,8%. A CNI prevê que a alta do emprego industrial pode ser interrompida em função do aumento dos juros, o que poderá impactar negativamente os próximos meses. A pesquisa Indicadores Industriais, realizada em parceria com as Federações Estaduais das Indústrias, é um importante termômetro da evolução da atividade industrial no país, abrangendo estados que representam mais de 90% do produto industrial brasileiro.

Fonte: Agência Brasil

Comente

Pequisar