Cocajupi exporta 25 toneladas de castanha para a Itália com apoio da Badespi

Investimentos de R$ 500 mil impulsionam produção e sustentabilidade da cooperativa

Por Dominic Ferreira,

 A Cooperativa dos Cajucultores do Piauí (Cocajupi), localizada no município de Picos, tem se destacado no fortalecimento da cadeia produtiva do caju, graças a investimentos estratégicos do Governo do Piauí por meio da Agência de Fomento e Desenvolvimento do Piauí (Badespi).

Foto: Reprodução | Governo do PiauíA Badespi atua como uma instituição financeira essencial no apoio a empreendedores e projetos que impulsionam a geração de emprego, renda e a modernização dos negócios na região.
A Badespi atua como uma instituição financeira essencial no apoio a empreendedores e projetos que impulsionam a geração de emprego, renda e a modernização dos negócios na região.

Com um total de R$ 500 mil destinados à melhoria da produção e à sustentabilidade dos pequenos agricultores, a cooperativa já conseguiu exportar mais de 25 toneladas de castanha de caju para a Itália, sinalizando um avanço significativo na produção e comercialização do produto. Os recursos financeiros têm permitido que os produtores aprimorem o manejo da produção e, consequentemente, aumentem seus lucros.

“Estamos num período de entressafra, cumprindo os contratos e aguardando a nova safra, mas já é possível notar como os investimentos da Badespi transformaram a nossa produção. Só entre a base cooperativista, recebemos mais de meio milhão de reais e isso ajudou muito os produtores a melhorar os tratos culturais e, consequentemente, aumentar a produção”, afirma Jocibel Bezerra, diretor-presidente da Cocajupi.

Esse suporte financeiro é fundamental para a continuidade do desenvolvimento da cooperativa e para a satisfação dos contratos de exportação. No ano de 2024, a Cocajupi produziu 32 toneladas de amêndoas, totalizando 170 toneladas de castanha de caju. A expectativa é de um crescimento de 20% na produção nos próximos anos, reflexo da parceria entre a Cocajupi e a Badespi, que possibilitou o acesso a recursos financeiros para modernizar práticas agrícolas.

A cooperativa também promove a capacitação dos agricultores, incentivando práticas sustentáveis que fortalecem ainda mais o setor. Feliphe Araújo, presidente da Badespi, ressalta a importância do apoio à agricultura familiar: “O apoio da Badespi aos produtores rurais e cooperativas, como a Cocajupi, reforça nosso compromisso com o desenvolvimento sustentável do Piauí. Seguimos investindo no fortalecimento da agricultura familiar, garantindo crédito acessível e incentivando o crescimento econômico do estado”.

Fonte: Governo do Piauí

Comente

Pequisar