Tentativas de fraude no Brasil atingem 1,24 milhões em janeiro de 2025
Aumento de 41,6% em relação ao ano passado destaca a urgência de medidas de segurança
O Brasil registrou um alarmante total de 1,242 milhões de tentativas de fraudes em janeiro de 2025, marcando o maior volume desde o início da série histórica do indicador de Tentativas de Fraude da Serasa Experian, que começou a ser monitorado em janeiro de 2023. Esse número representa um crescimento significativo de 41,6% em comparação com o mesmo mês do ano anterior, o que equivale a uma tentativa de fraude a cada 2,2 segundos. Os dados foram divulgados pelo Broadcast, sistema de notícias em tempo real do Grupo Estado.

De acordo com Caio Rocha, diretor de Autenticação e Prevenção à Fraude da Serasa, o aumento das fraudes destaca a necessidade urgente de tecnologias de prevenção mais robustas. “O volume recorde registrado em janeiro evidencia o avanço das fraudes e a necessidade de tecnologias de prevenção cada vez mais robustas. O compromisso das empresas deve ser o de identificar e prevenir essas ações antes que gerem prejuízos para consumidores e para os próprios negócios”.
- Participe do nosso grupo de WhatsApp
- Participe do nosso grupo de Telegram
- Confira os jogos e classificação dos principais campeonatos
O indicador é resultado de um cruzamento de dados que inclui consultas de CPFs e a aplicação de modelos probabilísticos para detectar fraudes. O setor financeiro foi o mais visado pelos golpistas, com 52,5% das tentativas de fraude ocorrendo nos segmentos de Bancos e Cartões. Em seguida, os segmentos de Serviços (33,6%), Financeiras (6,4%), Telefonia (5,9%) e Varejo (1,5%) foram também alvos frequentes.
A análise das modalidades de fraude revelou que quase 49,4% das tentativas foram identificadas por inconsistências cadastrais, enquanto 44% foram detectadas por meio de tecnologias de autenticação biométrica e análise documental.
Regionalmente, São Paulo liderou o número de tentativas de fraude, com 338.006 casos, seguido por Rio de Janeiro (115.547) e Minas Gerais (108.018). O crescimento das tentativas de fraude foi observado em todas as 27 Unidades Federativas, com destaque para o aumento expressivo em Estados do Norte e Nordeste, como Amazonas (59,9%) e Pará (59,5%). Maranhão (3.547), Roraima (3.591), Piauí (3.793), Paraíba (4.140) e Alagoas (4.257), ficaram com as menores taxas proporcionais.
Já o Distrito Federal registrou a maior taxa de tentativas de fraude em relação à sua população, com 8.604 ocorrências por milhão de habitantes, evidenciando uma crescente preocupação com a segurança digital no país.
Fonte: CNN Money