Aproximadamente 279 mil contribuintes recebem restituição do IR de 2024

Consulta ao lote de abril pode ser feita pela internet ou aplicativo da Receita Federal

Por Dominic Ferreira,

Aproximadamente 280 mil contribuintes que declararam o Imposto de Renda 2024 e que caíram na malha fina, mas regularizaram suas pendências com o Fisco, poderão consultar suas respectivas restituiçõe, a partir desta quarta-feira (23), às 10hs. Essa etapa é importante para aqueles que buscam verificar se têm direito ao reembolso, que será pago no dia 30 de abril na conta ou chave Pix informada na declaração.

Foto: Reprodução | Marcelo Camargo | Agência BrasilReceita Federal
Receita Federal

Os contribuintes podem realizar a consulta de forma simples, acessando a página da Receita Federal na internet ou utilizando o aplicativo do Fisco. Para isso, basta seguir alguns passos: acessar a seção ‘Meu Imposto de Renda’, clicar em ‘Consultar Minha Restituição’, informar CPF e data de nascimento, confirmar que é humano e clicar em ‘Consultar’. 

Entre os 279 mil contribuintes que receberão as restituições, o total de R$ 339,63 milhões será distribuído. Deste montante, R$ 180,27 milhões serão destinados a grupos prioritários, incluindo contribuintes que informaram a chave Pix do tipo CPF na declaração, aqueles que utilizaram a declaração pré-preenchida, pessoas entre 60 e 80 anos, professores e indivíduos com deficiência física, mental ou doenças graves.

Para os contribuintes que não estão na lista de restituições, a Receita Federal recomenda acessar o Centro Virtual de Atendimento ao Contribuinte (e-CAC) e verificar o extrato da declaração. Caso haja alguma pendência, é possível enviar uma declaração retificadora e aguardar os próximos lotes da malha fina.

Se a restituição não for depositada por algum motivo, como conta desativada, o valor ficará disponível para resgate por até um ano no Banco do Brasil, e o cidadão poderá agendar o crédito em qualquer conta bancária em seu nome. Se o valor não for resgatado após um ano, será necessário solicitar a restituição não resgatada por meio do Portal e-CAC.

Fonte: CNN Money

Comente

Pequisar