Estudantes da rede estadual são certificados em projeto do Facebook

Projeto é voltado à inclusão digital de jovens em vulnerabilidade social

Por Redação Portal AZ,

Um grupo de 124 alunos do Centro Estadual de Educação Profissional (CEEP) José Pacífico de Moura Neto, escola da rede estadual localizada na zona Sudeste de Teresina, foram certificados pela conclusão do curso Conectando seu Futuro, do Facebook, empresa do setor tecnológico. Os estudantes piauienses foram os únicos da região Nordeste a participar da experiência.

Estudantes da rede estadual são certificados em projeto do Facebook (Foto:Ascom)

Além da entrega dos certificados do curso que teve duração de quatro meses, os jovens participaram de um workshop de prototipagem de aplicativo, ocasião em que usaram os conteúdos estudados ao longo do curso para desenvolver um APP relacionado à sua comunidade.

O Conectando seu Futuro é executado em parceria com a ONG Recode, que tem mais de 20 anos de experiência com projetos de empoderamento digital. O projeto chegou ao Piauí por intermédio da deputada federal Rejane Dias, ex-secretária de Estado da Educação, que, em conjunto com o atual secretário, Ellen Gera, criaram as condições para que o projeto se realizasse, escolhendo o CEEP José Pacífico, que fica localizado em uma das áreas mais populosas da capital como piloto.

A diretora da escola, Maria das Dores Andrade, a Dorinha, agradeceu a confiança em acreditar que o CEEP José Pacífico correspondesse a contento com a iniciativa. “Diante do momento tecnológico que estamos vivendo, foi uma honra muito grande. É como um prêmio para nossos alunos, que não teriam acesso a ensinamentos como esses. Estamos de portas abertas para receber mais parcerias que proporcionam a evolução educacional de nossos estudantes, que a partir de agora encontrarão uma estrada mais larga para chegar aos seus objetivos”, completa.

O curso teve 80 horas de formação distribuídas em três eixos, que são o domínio dos programas digitais mais usados atualmente e uso consciente da tecnologia e da internet; conceitos de tecnologias exponenciais, incluindo inteligência artificial, realidade aumentada e internet das coisas; e módulo focado no desenvolvimento individual do jovem, concentrado em autoconhecimento, definição de metas pessoais e aprimoramento de habilidades socioemocionais e na preparação para entrada no mercado de trabalho, demonstrando as tendências tecnológicas que afetam o mercado e trazendo atividades práticas de estruturação de currículo, de treinamento para entrevista de emprego e para estimular atitude empreendedora e a proatividade.

Na ocasião da certificação dos concludentes, o Centro Estadual de Educação Profissional José Pacífico de Moura Neto também foi certificado pelo Facebook como “Centro de Empoderamento Digital”, por ser uma instituição cuja a metodologia busca estimular o protagonismo, a cidadania e o uso ético e consciente da tecnologia aplicada à realidade dos jovens.
 

Comente

Pequisar