Escola estadual inaugurada em 2019 nunca teve aula e está abandonada em Teresina
Local está tomado pelo mato e se deteriorando, denunciam moradores
A Escola Estadual José Pires Gayoso de Almendra Freitas está abandonada e nunca teve uma aula desde a sua inauguração em 2019. Em um vídeo encaminhado ao Portal AZ, o vice-presidente da Associação de Moradores do Residencial Jacinta Andrade, Janilson Jackson, mostra o descaso.

Conforme a placa instalada na fachada do prédio, a escola foi inaugurada em abril de 2019, durante gestão do governador Wellington Dias. Mas segundo o vice-presidente da associação, não houve uma aula desde a inauguração. Ele disse ainda que há somente um funcionário na unidade escolar.
- Participe do nosso grupo de WhatsApp
- Participe do nosso grupo de Telegram
- Confira os jogos e classificação dos principais campeonatos
"O vigia que faz a segurança do patrimônio e tem dois cachorros protegendo o local. A escola nunca funcionou, está cheia de mato, está abandonada. Esse vídeo foi feito hoje de manhã, lá continua do mesmo jeito. Gostaria de chamar a atenção do atual secretário de educação, Francisco Washinton Bonfim para que tenha um olhar sereno por essa escola”, disse.

Em outro vídeo Janilson Jackson mostra a frente da escola. Percebe-se que o local está reformado, no entanto, pelo estado de abandono todo o local está se deteriorando. A vegetação cresceu, ocupando a calçada e os muros que limitam o terreno.
"Tem que investir em educação, uma escola dessa era para receber mais de 1000 alunos. A escola está tomada pelo mato", disse.

Época de inauguração
A Professor José Pires Gayoso de Almendra Freitas foi inaugurada, em 12 de abril de 2018, junto a unidade Corina Machado Vieira. Na época, o governo do Piauí disse que cada uma tem capacidade de atender 1.800 alunos. A estrutura das duas escolas conta com 17 salas de aulas, pátio com palco cobertos, salas de professor, diretoria, secretaria, almoxarifado, biblioteca,laboratório de informática, área de serviço, cozinha/dispensa, depósito, banheiro masculino e feminino, além de um vestiário.
Ao todo, foram investidos R$ 3,2 milhões nas duas unidades escolares que irão beneficiar 3.600 estudantes teresinenses pertencentes às comunidades do Residencial Jacinta Andrade, Mirante Santa Maria da Codipi (Residencial Paulo de Tarso) e os povoados Ave Verde, Gurupá de Baixo e a ocupação Dandara dos Cocais, além de toda região da Santa Maria.
Veja o vídeo na íntegra:
Fonte: Portal AZ