Piauí investirá R$ 49 milhões na educação inclusiva

Programa visa ampliar o acesso e a permanência de alunos com deficiência na rede estadual

Por Carlos Sousa,

O Governo do Estado do Piauí anunciou, nesta quinta-feira (7), o lançamento do Programa de Educação Especial Inclusiva, em parceria entre a Secretaria de Estado da Educação (Seduc) e a Secretaria de Estado para Inclusão da Pessoa com Deficiência (Seid). Com um investimento de R$ 49 milhões, o programa tem como objetivo garantir o acesso e a permanência, com aprendizado, dos alunos com deficiência, transtorno do espectro autista e altas habilidades/superdotação nas escolas da rede estadual.

Foto: Governo do PiauíInvestimentos para permanência de PCD'sInvestimentos para permanência de PCD's

O programa abordará diversos eixos, incluindo a expansão das salas de Atendimento Educacional Especializado (AEE), formação de profissionais e melhorias na infraestrutura, como reforma e ampliação dos Centros de Atendimento Educacionais no estado.

Segundo Washington Bandeira, Secretário de Estado da Educação, o programa visa proporcionar mais oportunidades de desenvolvimento pessoal e profissional para os alunos. Por sua vez, Mauro Eduardo, Secretário de Estado para Inclusão da Pessoa com Deficiência, destaca a importância do programa para promover uma inclusão efetiva das pessoas com deficiência no ambiente escolar.

Entre as ações previstas estão a universalização de salas de recursos multifuncionais, lotação de professores de Atendimento Educacional Especializado, formação continuada, acompanhamento pedagógico, melhorias nos centros de Atendimento Educacional Especializado e construção de novos centros de AEE.

O programa também inclui momentos formativos, como o Seminário de Educação Inclusiva, que reuniu gestores e coordenadores de ensino das Gerências Regionais de Educação (GREs), coordenadores pedagógicos e professores de AEE das escolas da Seduc da capital.

Fonte: Governo do Piauí

Saiba mais sobre:

Comente

Pequisar