Educação empreendedora e inteligência emocional nas escolas da rede pública

Educação Integral: um novo olhar sobre a educação

Por Redação do Portal AZ,

A Escola Municipal Clidenor de Freitas Santos, situada no Parque Brasil III, zona norte de Teresina, sob orientação e acolhida da SEMEC, promoveu o projeto OPEE (Orientação Profissional, Empregabilidade e Empreendedorismo ). A escola vem buscando reformular a identidade de aluno (ao longo dos últimos anos) sendo não mais aquele receptador de informações . Desde sua inauguração, a equipe gestora demonstra equilíbrio profissional e emocional nas diversas situações de contraste que a região e a escola sofreram. 

Foto: DivulgaçãoEducação empreendedora e inteligência emocional nas escolas
Educação empreendedora e inteligência emocional nas escolas


Por meio da metodologia OPEE, o aluno passa a receber conteúdos que trabalham a Inteligência Emocional, o autoconhecimento, valores sociais. Para isso, todos os alunos de todas as séries receberam um kit de livros que busca trabalhar a educação integral (conteúdos disciplinares e valores) e integrada (desenvolvimento familiar de pais e responsáveis). Com os livros, os alunos, professores e pais têm acesso a uma plataforma digital que disponibiliza vídeos, podcasts, notícias, planejamentos e encontros que ocorrem com os diretores da Plataforma e da metodologia OPEE.


Diante dos trabalhos das diretoras Lindoneide de Araújo e Maria de Lourdes, e da coordenadora, Jaciara Machado, esse projeto é um reconhecimento da SEMEC para a valorização da educação pública municipal de maneira integral visando metodologias ativas. O aluno está sendo visto não mais como alguém que precisa apenas do português , da matemática, da geografia, etc. O aluno é visto como alguém que precisa ser trabalhado em todos os aspectos, e o professor precisa estar capacitado para isso para ensinar o aluno a lidar com a frustração de uma nota baixa, com a autoestima da aprovação, com o sentimento do medo.

Para o professor David Carvalho, de Língua Portuguesa, trabalhar as emoções, os sentimentos, sobretudo a inteligência e maturidade emocional é o nova missão da escola do século XXI. Alunos que saíram de uma pandemia, que estão integres a uma vida virtual, que não recebem o acolhimento familiar necessário encontram na escola, na sala de aula, nos professores um escape de toda a exaustão emocional que carregam em silêncio.


 É por meio desse projeto interventor que a escola preparará o aluno desde as séries iniciais até o final do ensino médio para a vida e o para o mercado de trabalho.

Fonte: Portal AZ

Comente

Pequisar